terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Parque Ecológico Perequê - Cubatão - SP

Parque Ecológico Perequê - Cubatão - SP em Janeiro de 2013
Na trilha: Felipe (Fepa) e Carlos (Fuca.

Infos:
Telefone (13) 3362.6268

A Estrada do perequê começa a partir do Km 4 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Estrada Piaçaguera), que sentido cubatão-guaruja fica à esquerda. Na estrada do perequê tem aproximadamente 1km extensão até a entrada do parque que é gratuita e fica aberto das 08:00 às 17:00 horas.
Ônibus EMTU:
912 - PRAIA GRANDE (TERM. ROD. E URBANO TATICO FRANCISCO GOMES DA SILVA)/
CUBATAO (USIMINAS) R$ 3,70.

No Rolê:
Saímos de praia grande, onde estávamos hospedados na casa do Rafael, numa manhã nublada e com a previsão do tempo não muito animadora, mas mesmo assim seguimos rumo ao terminal tude bastos onde pegamos a linha 912 Cubatão usiminas, por acaso, pois a intenção era fazer a cagada de ir até são vicente e de lá, pegar um buso pra Cubatão.
Após uns 40 minutos de viagem já estávamos no centro de Cubatão e ficamos alerta quando já se passava a Av: 9 de abril pois a próxima seria a rodovia de desembarque.

Na estrada do perequê não teve segredo, seguimos reto até a entrada do parque, que estava vazio, tinha ninguém só o segurança.
Adentramos no parque e vimos que tem uma certa estrutura para passeios com a família (de forma consciente, claro). O parque estava limpo e a trilha também, a única sujeira que avistamos foi um despache discreto numa rocha.

O nosso objetivo era chegar na Cachoeira véu de noiva que tem entre 60 e 80 metros de queda, mas que após 1 hora de trilha foi abortado devido as ameaças constante de chuva, e já que estávamos trilhando pelo rio, a chance de aumentar o nível e a força da correnteza era grande. Decidimos ir pelo rio porque apos 15 minutos de trilha ela sumiu e não a achamos em nenhuma das margens. Uma dica que tínhamos era seguir o fluxo do rio, então o fizemos.

A natureza nos contemplou com belas vistas, poções, pequenas quedas, morros ao redor e gerou também uma adrenalina nas passagens pelas rochas, sempre com a atenção redobrada para não ocorrer escorregões e torções.

Paramos em uma das piscinas naturais daquele rio para fazer um lanche ou vários lanches e descansar um pouco. Desse lugar avistamos uma trilha que subia a serra de uma forma íngreme e que poderia ser a continuação para a grande cachoeira, mas não seguimos por prevenção anteriormente citada. Depois do lanche e do descanso voltamos bem tranquilos, sempre naquele chove e não molha do céu que o rio não deixava quieto e molhava mesmo.

Assim como na cachoeira do elefante, não chegamos no nosso objetivo principal, mas que não deixou de ser um belo passeio e não desanimamos pois no dia seguinte partiríamos para Praia Branca em Guarujá.

E a gente pede natureza!!!


Fotos:
























































4 comentários:

  1. oi, para uma trilha no parque de cubatão, é necessário um guia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não há necessidade de guia pra entrar no parque e a entrada é franca.
      Segue um mapa que achei na net: http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-23.845118&lon=-46.424618&z=12&m=b&permpoly=14073733


      Excluir
  2. E a trilha "sumiu" pq teve uns desmoronamentos tempos atrás, mas já foi parcialmente "construída", pois agora o nível de dificuldade aumentou...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...