quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cachoeira do Putim - Guararema - SP

Cachoeira do Putim - Guararema - SP

Guararema é um município do estado de São Paulo, que fica distante 80 km da capital, próxima de Mogi das Cruzes de onde eu tomei o ônibus Jacarei via Guararema (R$3,30), buso que roda aproximadamente 27 km até Guararema.
O objetivo era conhecer a Cachoeira do Putim e caminhar um pouco pela cidade e foi concluído de boa num bate volta.

Numa manhã neblinada comecei minha caminhada quando desembarquei no Terminal Rodoviário de Guararema, e sem mais delongas tomei rumo a cachoeira que fica numa propriedade da fazenda de eucaliptos da Cia. Suzano de Papel e celulose, mas que tem o acesso liberado à cachoeira, localizada numa estradinha de terra batida que sai à direita da Estrada Municipal Hércules Campagnolli, como referencia tem o portão amarelo, que fica aberto.
Saí do centro cruzando pela linha do trem e segui a Rua Dr Falcão até chegar na est. mun. que não teve erro apenas a segui, apareceu duas bifurcações que tomei a esquerda, onde tem a placa indicando "Santa Branca" á esquerda e "Lagoa Nova" e "Pedra Montada" pra direita. A Pedra Montada era uma opção também, mas deixei pra visitar numa outra ocasião.

A estrada me fascina, sempre rodeada de bela paisagem, muita mata, lagos, juntando ainda com a sensação de estar em lugar diferente ou que pelo menos eu não conhecia, estrada acolhedora ora com acostamento ou calçada ora sem, porem sem muito perigo. O que era subida na ida tornou-se descida na volta, obvio né? A estrada também pode ser um caixa de surpresa, quando não a conhece de cor, o próximo trecho não se sabe como vai ser, assim como a vida. Foi nesse mesmo pensamento que eu tava caminhado, de passos leves e pé no chão, vendo aos pouco a neblina dar lugar ao azul no céu,

Contrariando a ansiedade, a caminhada de pelo menos 7 km foi relativamente rápida, e já em meio aos eucaliptos fiz uma curva á esquerda e outra a direita, deixando de lado dois portões com placa de propriedade particular, continuei subindo até ouvir de leve o barulho da cachoeira e mais a frente vê-la da estradinha com seus variados acessos.

Decidi ficar na pedra que tem uma vista do escorregador e do morro em frente, um belo mirante. Uma sensação maluca tomou conta de mim, pareceu que quando eu sentei o sol apareceu, foi quando relaxei e cai na real que eu tava ali. Perambulei um pouco por lá e voltei pra pedra pra tirar um cochilo... fiquei atento pra não sair rolando pedra abaixo, é, o lugar oferece um certo perigo, portanto atenção!
Na parte de cima da cachoeira é onde se escorrega, aonde eu fiquei não dá é muito perigoso, mas também nem entrei na água dessa vez.

A volta foi suave, andei um pouco pelo centro e depois tomei o õnibus sentido Mogi, desci na estação Estudantes e embarquei no trem rumo casa.
Valeu Guararema. até mais vê.

Pé de Natureza, na estrada a pé.

Fotos:


32 comentários:

  1. Oi, muito legal seu post. Vou a guararema de carro umas 4x por ano no minimo, mas nunca fui a cachoeira. Existe algum mapa? Gostaria de ir no feriado cm meu namorado e amigos. Estou apaixonada pelas suas fotos. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, muito obrigado pela visita, vou deixar aqui dois mapas: http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-23.425193&lon=-45.984542&z=16&m=b

      http://www.bikemap.net/pt/route/1893964-guararema-cachoeira-do-putim/#/z16/-23.42579,-45.9861/google_roadmap

      O acesso está na Estrada Municipal Hércules Campagnolli, o portão amarelo de entrada é visto na decima foto. :)

      Bom passeio, beijo.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção!
      você acha que fica pesado se deixarmos o carro no pq da pedra montada e irmos a pé dalí em diante? quando tempo vc acha que dá? só vai eu e meu namorado mesmo, e nós 2 praticamos atividade física 5x por semana...
      desculpa te encher de perguntas assim, é que estou mto empolgada mesmo. mais uma vez mto obrigada

      Excluir
    3. Olá Iza, eu acho que não fica pesado, porem eu não tenho um mapa dessa trilha e acredito que o parque da pedra montada está temporariamente fechado. Vale lembrar que próximo a cachoeira dá pra estacionar, mas se caso o intuito for fazer uma caminhada, vc pode deixar o carro no centro e ir à pé, aprox. 1 hora.
      Se precisar estamos ae, abraço.

      Excluir
  2. Olá Iza eu conheço essa região acho melhor você ir de carro até a cachoeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Iza Eu conheço por que sou de mogi e minha empresa faz extração da madeira de celulose na Fazenda Potim ,Me envie um email para mim ai te encaminharei o mapa explicado Alex.dias@representative.com
    Será um Prazer ajuda por que amo a Natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se a Fazenda do Putim ainda tem a sede que foi construida pelos escravos. Foi o periodo mais feliz da minha vida, morei no Putim em 1965 até 1973 e sempre lembro dessa fazenda, mas me falaram que acabou tudo, não me conformo, aquela sede foi construida pelos escravos e tinha uma vila de casinhas e a primeira casa, a beira da estrada indo para as terras dos japoneses que cultivavam rosas era onde morava. será que acabou tudo, tudo foi devorado pelos eucalipitos? O que será que aconteceu mesmo.

      Excluir
  4. Olá colega, essa cachoeira é apropriada pra banho? Nas fotos ela sempre me pareceu um tanto perigosa, sabe me dizer se tem alguma parte pra relaxar na água? ou só pra apreciar mesmo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é apropriada pra banho sim, na parte de baixo na base, tem uma trilhinha até lá. Na parte de cima também tem uma parte pra banho, mas se for ficar nas pedras cuidado, no mais é tranquilo.
      abraço.

      Excluir
  5. Muito bacana seu relato...costumo ir pelo menos duas vezes ao no de bicicleta saindo de são paulo. E vale muito a pena conhecer este lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal Luiz, uma pedalada e tanto hein, Guararema é show. agradeço a visita. Abraço.

      Excluir
  6. Oi adorei suas fotos e estou querendo ir com a minha familia, incluindo meus pais de 67 anos, vc acha recomendavel ou não?da pra chegar até a cachoeira de carro ou tem que andar por trilhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, dá pra chegar de carro até certo ponto (foto 13), e o trecho para andar é curto, não estou a par da condição física dos seus pais, mas se puderem caminhar um pouquinho vale a pena levá-los.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Passando o Pq da pedra montada 1° esquerda e depois 1° esquerda de novo....nao tem como errar

    ResponderExcluir
  8. Passando o pq da pedra montada a cachoeira fica a 5 km..1 ° esquerda e 1 esquerda nao tem como errar

    ResponderExcluir
  9. Olá isso quer dizer que o parque da pedra montada é antes da cachoeira? Indo cedo posso aproveitar as duas atrações?

    ResponderExcluir
  10. Olá, moro em Mogi e nunca fui até a Cachoeira, mas seguindo suas indicações acho que chego lá sim. Vocês deveriam visitar Guararema no Natal a cidade fica linda, é de se encantar os olhos.

    ResponderExcluir
  11. Fui furtada na cachoeira, deixei o carro com alguns pertences trancados no meu veiculo e quando voltei no meu veiculo me surpreendir com o vidro estourado e tudo de dentro do carro foi furtado, um ótimo passeio que saiu caro por demais, NUNCA MAIS VOLTO LÁ .... CUIDADO

    ResponderExcluir
  12. É preciso pagar para entrar na cachoeira? Quero ir e tenho que levar tudo que preciso inclusive o valor se existe mesmo para entrar nessa cachoeira

    ResponderExcluir
  13. como a amiga anonima disse ultimamente não esta seguro deixar o veiculo na entrada da cachoeira principalmente em dias de semana, pois estão quebrando o vidro para subtracão de bens. eu acho que a prefeitura deveria investir em segurança na area da cachoeira assim como fez na pq da pedra montada onde ha pessoas na area da portaria do pq e em td sua estenção trabalhando. ja q a cachoeira é considerada atração turistica da cidade. eu vou a guararema 1x ao mes e ja rodei td que se pode imagiinar por la de moto... e particularmente acho muito perigoso a area da cachoeira ja ouvi dizer que ouve até roupo de turistas ja na cachoira e moradores dizem que até se ouviu tiros no local. bom se for verdade acho uma pena pois a cidade é fantastica e deveria haver mais segurança para que as pessoas voltassem mais ate pq a cidade não se resume apenas na regiao central onde tem as praças igrejas e td arrumadinho pois a cachoeira é linda e deveria ser mais visitada... dica pra quem for dia de semana normal na cidade va ao pq da pedra montada fui com minha esposa numa terça feira e passamos a manha inteira nos bancos de madeira que tem la em cima na trilha tubarão pois não havia ngm no local deu até para tirar um bom cochilo... só estava no pq o pessoal que trabalha no local portaria recepção e manutenção.. otimo passeio a tds.

    ResponderExcluir
  14. cuidado com roubos na area da cachoeira o ideal é ir com galera e não casalzinho os vagabundinhos da regiao adora roubar.

    ResponderExcluir
  15. Também concordo que deveria ser investido em segurança nessa área,pois a cachoeira é tão linda (fui conhecer ontem com meu colega e fiquei encantada).Senti vontade de voltar mais vezes,claro,mas confesso que fiquei assustada pelo local ser muito ermo e sem segurança...

    ResponderExcluir
  16. Verdade fui la ontem estava pela estrada do portão amarelo além de ser ruim não vê por ela carro fica longe e aonde tem vários vidros quebrados no chão ideial e dar volta e vim por três da Cachoeira pela outra estrada carro fica perto ali ninquem mexe a outra estrada vc passa pelo parque de pedra montada e rotatória esquerda final e esquerda ai só pegar estradinha sai la

    ResponderExcluir
  17. No momento a área particular de uma empresa de celulose, por esse motivo não tem infraestrutura.
    Nesse ano foi desenvolvido um projeto no Plano diretor de Turismo para desapropriação e torná-la pública. Onde receberá investimento de infraestrutura e segurança. Também terá ligação dessa área com o Rio Paraíba do Sul com Tirolesa e passeio de caiaque até uma área do centro...

    ResponderExcluir
  18. Ola estive nesse local no dia 01/05/2016 avistei um portã com placa de propriedade particular com muitos eucalipto . Tentei entrar de carro mas não consegui porque a estradinha não oferecia nem uma condição para seguir o trajeto !.. Também estava muito tarda e escuro , e resolvi voltar !...
    Eu gostaria de saber se há algum local que possa guardar o carro em segurança , um local mais próximo da cachoeira ?.. Ou no parque da pedra será que há essa possibilidade de guarda o carro lá ?..
    Estou muito afim de conhecer essa cachoeira !
    mas diante dos relatos de furto ,roubos,e vandalismo contra os bens , fico um pouco assustado com isso !...
    mas não desisto .
    O Primeiro mapa que è citado , já me ajudou muito nas minhas pesquisas para chega nessa cochoeira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre! Boa noite! Sobre deixar carro pela proximidade da cachoeira com segurança somente se o parque da pedra montada estiver aberto, e de lá você seguir a pé até a cachoeira. Porque por ali somente tem sítios e não tem relatos de sitiantes que deixam estacionar em suas propriedades.

      Excluir
  19. ALTO RISCO DE ASSALTO
    Local perigosíssimo, fiquei cerca de meia hora com meu amigo, o local não estava deserto, deixamos o carro próximo e quando voltamos os vidros do carro foram quebrados, levaram minha bolsa com tudo que eu tinha, tentaram arrancar o rádio, e só chegando na delegacia fomos avisados que a cachoeira é lugar conhecido por ser frequentado por usuários de drogas que ficam escondidos esperando presas fáceis, já deu até morte por causa disso, nunca mais volto

    sem contar que a cachoeira é toda suja e infestada de macumba velha

    ResponderExcluir
  20. Olá,eu e minha amiga estavamos planejando em ir de bike nessa cachoeira,mas depois de ler todos comentários de assaltos... não vou mais.

    ResponderExcluir
  21. Local extremamente perigoso. A policia tem que ser avisada. No final de semana eu quis conhecer tal cachoeira e vi que a ponte estava caída, mas tinha alguns carros e pessoas na entrada que leva a essa cachoeira. Após 10 minutos de caminhada fui pedir informação para um individuo de mais mais ou menos 60 anos que carregava uma bolsa com um anzol e usava boné ele me disse que a cachoeira ficava mais de 30 min na frente, também vi algumas pessoas dentro do mato, pensei em desistir e voltar e logo esse individuo me disse que era pescador e estava ai para pescar, em seguida puxou uma faca e quis me assaltar e eu comecei a correr, nesse momento, Graças a Deus algumas famílias com crianças começaram a chegar e corri com mais velocidade. Foi o pior susto da minha vida. Não recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...