terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cachoeira Poço das Virgens - Marsilac - SP

Uma queda d'água que forma um belo poção envolto de rochas e mata. Uma caminhada de pelo menos 20km pelo extremo sul de São Paulo, feita por mim e o Fepa, para curtir a beleza e a tranquilidade da natureza.
Novembro/2014


Fomos de busão, pegamos a linha 6L05 no terminal Parelheiros e desembarcamos no final, Barragem. Começamos então a caminhada, mas antes passamos no mercado pra comprar lanche e frutas. Era de tarde e apesar do calor que fazia em sp, o tempo deu uma virada, estava um tempo nebuloso, mas ainda quente. Seguimos e passando as casas meio que fugindo do bairro começa a estrada. Tínhamos duas opções: seguir pela Estrada Evangelista de Souza, ou virar a direita e seguir pela antiga linha férrea, onde já não mais se tem os trilhos, e foi a segunda opção que escolhemos. Na verdade, o Fepa já conhecia o caminho e foi o guia da situação. Se seguir pela estrada evangelista também não tem erro, pois recentemente colocaram placas informativas das cachoeiras e pontos turísticos.
Pela estrada que seguimos é bem tranquilo, não tem bifurcações e é plano. No final dessa estrada demos de encontro com a linha férrea que está na ativa, só seguimos à esquerda até chegar numas poucas casas. Então pegamos à esquerda também meio que auto-guiados, sem erro. Nesse ponto veio a primeira subida que vai dar de encontro com outra estrada que já tem mais placas indicando o caminho das cachoeiras. As placas sempre indicando "cachoeira poço das virgens" e "cachoeira do jamil". Quando já estávamos chegando as placas indicaram a do Jamil à direita e a do Poço 800 metros à esquerda.
É sempre bom fazer essas caminhadas, parece nos aproximar mais do que seria o ideal e ao chegar no local após seguir uma trilha com mata mais fechada que durou uns 20 minutos, curtimos a queda e o poço, fizemos nosso lanche, tocamos violão, foi daora.
No local tem alguns pontos para acampar, mas se for leve seu lixo com você, porque uns abandonam lá. É sério lixo ali não é vantagem pra ninguém, pense, e não "cuspa no prato que comeu", se vire e leve suas tralhas, se vai pra curtir tem que preservar. Não somos os perfeitos mas buscamos o menor impacto possível, apesar de eu cantar mal rs.

Até mais!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:
https://pedenatureza.blogspot.com/2019/01/dicas-gerais-para-pratica-de-trilhas-na.html

Fotos:












17 comentários:

  1. Tranquila essa cachoeira. Voces sempre fazem essas trilhas, quando vao fazer alguma outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cachoeira suave... então na verdade eu estou meio devagar, tá difícil de me programar pra fazer uns rolês, mas meu primo tá na ativa se caso interessar posso passar o perfil do face dele. falow!

      Excluir
  2. Gostei do blog.
    Então cara, agente foi mas admito, ficamos comedo de atravesar a mata fechada kkk então resolvemos voltar kk nos também não tínhamos conhecimento, se fuder nos ajudar agradeceria 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valmir.
      É verdade atravessar mata fechada não compensa procure sempre ir pela trilha, se der. Então, me fale qual lugar vc tentou ir e não deu certo pra eu tentar falar como foi quando eu fui, falow!

      Excluir
  3. Gostei do blog.
    Então cara, agente foi mas admito, ficamos comedo de atravesar a mata fechada kkk então resolvemos voltar kk nos também não tínhamos conhecimento, se fuder nos ajudar agradeceria 👍

    ResponderExcluir
  4. E ae Carlos, td tranquilo?!

    Da um salve quando for fazer o próximo role
    q seja primeira visita ao local e exploratória.. de preferência próximo à capital pois estou aproveitando p conhecer esses lugares próximos como Serra do Mursa, Guararema e região..

    98106-0445

    ResponderExcluir
  5. Vcs tiveram q pagar alguma coisa pra entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Não, a entrada ainda é livre.

      Excluir
    2. fomos novamente em janeiro desse ano.
      http://pedenatureza.blogspot.com.br/2017/01/caminhada-na-chuva-ate-poco-das-virgens.html

      Excluir
  6. Boa noite galera, estamos em 5 e vamos nesse domingo no Jamil se alguém tiver interesse 94402 3337 no ZAP valeu

    ResponderExcluir
  7. E complicado chegar de carro? E é muito próxima a cachoeira do Jamil? Eu quero ir, mas temos crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De carro é tranquilo, com o mapa é sem erro e seguindo as dicas.

      Fui outras vez aqui: http://pedenatureza.blogspot.com.br/2017/02/cachoeira-da-usina-capivari-via-jamil.html

      Bom passeio

      Excluir
  8. ÓTIMO artigo, contem conosco para garantir a Regularização de poços artesianos SP, atendemos o Estado de SP e MG, confira :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...