sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Caminhada até o Morro Saboó - São Roque

Perto da capital de SP, lugar de acesso fácil, o Morro do Saboó é um bom roteiro para compartilhar um dia em contato com a natureza ou apenas fazer uma caminhada como atividade física e também considerado um pico sagrado para atividades religiosas. 



Com uma altitude de 1000m, o pico oferece uma vista de 360º para cidades vizinhas. Para se chegar no pico passa-se por estradas e tendo no trecho final e já bem próximo do morro uma trilha que é bem aberta e demarcada, então com relação a navegação não há muitas dificuldades. Pra mim foi interessante por ser um rolê apropriado pra quem é iniciante e tá ganhando experiência, preparo e confiança nas trilhas.

--- Encontrei lixo na trilha de subida e também nos pontos de acampamento, talvez quem faça isso não vai ler, mas pra quem ainda vai é bom pensar nesse ponto básico dessa prática de caminhante. Ponto básico, carregar seu lixo, levar uma sacola reserva pra isso.---

Existem diversos sites, blogs, fóruns que de certa forma democratizam o acesso a viagens, passeios, trilhas, porém sabe-se que a maioria das pessoas que praticam o chamado ecoturismo tem uma certa consciência dos impactos e até pessoas, grupos, povos que têm outro modo de lidar com a natureza, não esse modo de hoje em dia dessa sociedade regida por exploradores.

No Caminho

Na estação de trem Itapevi, linha 8 - diamante, desembarquei e fui pra saída à direita, desci a escada de acesso a estação e sem precisar atravessar a rua fui pra um ponto de ônibus à esquerda. Lá eu embarquei no 'São Roque' da Viação Piracicabana (R$ 4,40), esse me deixou na rodoviária de São Roque num trajeto de mais ou menos 1 hora. Da rodoviária fui a pé até o bairro Saboó e confesso que cansei, pois são 14km até pico e o sol estava a milhão, além de andar muito tempo em estrada sem saber se chega ou não.

Fiz o caminho conforme esse link do google mapas --->; https://goo.gl/maps/zHibmoSupiM2
Nas fotos também mostra um pouco do caminho.

Tomei um café da manhã reforçado na lanchonete da rodoviária e as 09h10 eu já estava seguindo o caminho pela Av John Kennedy pra chegar na Rodovia Livio Tagliassachi, nessa rodovia tem que entrar na primeira saída que é para o bairro Saboó (foto2). Lembrando que é bem sinalizado, vi várias placas indicativas. Após menos de uma hora eu estava na Estrada Turística Morro Saboó, nessa estrada andei bastante e caminha mais ou menos uns 6km pra fazer a primeira bifurcação pra travessa Julia Medonça Bravi (foto4). Na segunda esquerda peguei a Travessa das Amêndoas e de lá é sem erro pra subida do morro Saboó.

Não sei o que aconteceu, mas eu diminui muito o ritmo e de certa forma senti dificuldade de caminhar. Tanto foi que cheguei depois de quatro horas e meia no pico e o sol estralava. Fiz uma previsão de me alimentar e comprar água no trailer que tem antes do início da trilha, mas como essa caminhada foi feita numa segunda-feira o trailer estava fechado. Um senhor gente boa que estava numa kombi que encheu minha garrafa de 1,5l e me salvou porque pelo estado que eu já tava talvez não aguentaria sem água. Melhor, certeza eu não ia aguentar, pois já tava meio estranho. Não sei se foi alimentação ou noite de sono mal dormida que fez com que eu ficasse mal.

O lugar realmente é sagrado, consegue-se ter um visual de outros morros e tem-se também aquela ótima sensação de liberdade. Mesmo numa segunda-feira tinha pessoas acampadas lá e fazendo orações. Tentei deitar num canto do pico, mas o sol não deixou, teve um momento de sombra mas 10 minutos depois se foi.

Pra voltar minha sorte é que vi que passava busão pra rodoviária num trecho da estrada, daí então me preparei pra embarcar no mesmo. Peguei o busão das 16h50, com muito custo cheguei no ponto de ônibus que fica uns 3km do pico. Quem for da rodoviária é só pedir pro motorista avisar quando estiver mais próximo do morro saboó.

--- esse ônibus da rodoviária até o bairro saboó tem horários restritos, não tenho todos aqui, mas alguns eu decorei: de manhã as 05h50 e as 9h e  tarde as 16h50 e 18h00, custou R$3,60---

--- o ônibus de volta para Itapevi passava de 20 em 20 minutos, isso eu reparei pois vi sair um as 17h10 outro17h30 e peguei o das 17h50, linha tranquila esse horário---

Só sei que umas 18h30 eu ja tava numa lanchonete onde reabasteci de comida e finalizei tomando umas brejas pra relaxar e depois pegar o trenzão de volta pra quebrada!

Transporte:
Trem da cptm até Itapevi: R$3,80
Ônibus de Itapevi até São Roque (rodoviária): R$4,40
Da rodoviária até o bairro Saboó: R$3,60 - não sei se funciona nos fins de semana.

Fotos:












11 comentários:

  1. Parabéns pelos relatos e obrigada pela indicação.
    Meu blog passará por mudanças em breve, ai firmamos uma parceria legal. Valew e bora viajar sempre! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane!
      Valeu pela visita, estou sempre acompanhando suas postagens e vamos sim cristalizar essa parceria para novos rumos por ai.
      Obrigado
      Abraços!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Muito legal compartilhar sua experiência obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal compartilhar sua experiência obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Boa garoto! Obrigado por compartilhar sua experiencia, já acrescentei no mapa esse belo lugar! Abraço

    ResponderExcluir
  5. olá!! é possivel acampar tranquilamente neste local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim é possivel.
      As vezes pode ter tido um pessoal q abandonou lixos, mas no geral é tranquilo. E a noite faz frio.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...