quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Morro do Mombaça - Araçariguama - SP

Araçariguama faz parte da região metropolitana de Sorocaba e é tido como um município "Portal do Interior". O centro de Araçariguama fica às margens da rodovia Castelo Branco tendo uma saída entre os quilômetros 50 e 51. Dentre algumas atividades turísticas que existem no local eu escolhi o Morro do Mombaça para visitar através de uma caminhada. Um bate-volta bacana para um dia de semana ensolarado e tranquilo.



Araçariguama está a menos de 60 km da capital de SP, então fui de ônibus intermunicipal mesmo. Esse ônibus sai de uma rua próxima a estação de trem Itapevi da cptm. A empresa é Piracicabana e custa em torno de R$4,20 a passagem. Essa empresa tem ônibus partindo pra São Roque e também pra Araçariguama, porém com horários irregulares para o segundo destino.

Após atravessar do extremo sul ao oeste, às 7h30 embarquei no busão que saiu de Itapevi. Foi uma viagem tranquila de um pouco mais de 1 hora, pois passou-se em alguns bairros de rua de terra que deixou trechos da viagem mais lenta. 

O acesso ao Morro do Mombaça se dá no Km 54 da Rod. Castelo Branco, ou seja, saída 54A Distrito Industrial. O busão não vai até o Km 51, então na entrada da cidade tem que descer e ir a caminhando pela estrada. Tem a opção de pegar outro busão, mas como não sabia dos horários decidi ir a pé mesmo nesses 3 km. A avenida da saida 54 é rod Gregório Spina e nessa av por volta do número 2000 está a entrada pra subida do morro. Depois que se encontra o acesso pro morro é praticamente garantido o caminho. (foto3). Tem um galpão verde á direita como referência.

Ao subir essa rua, na primeira curva à esquerda já se tem algumas casas, seguindo o fluxo tem uma curva à direita e depois outra a esquerda até chegar numa bifurcação, representada na foto 4. Já se consegue avistar parte do morro novamente, a esquerda segue reto e à direita sobe. O caminho da esquerda tem mais característica de trilha, pois faz tempo que não passa muito carro. Na ida eu fui pelo caminho da direita e foi tranquilo, mas me pareceu que fez mais zig zag. 

Cheguei num ponto onde tem um descampado plano e se tem uma pequena casa que parecia estar em construção, nessa casa delimitava o acesso, tinha um portão de madeira branco cercado por arame farpado. Bati palmas, mas ninguém atendeu, então tive que pular, não tinha nenhuma placa e também não voltaria dali sem chegar no pico, ou a vinte minutos do pico.

Ao continuar essa trilha chega-se num portão de ferro, o portão é basicamente um ferro na horizontal que fica aberto, ali faz parte da última subida até o cume, tudo bem tranquilo. O mato estava crescendo na trilha, parece que o pico não está sendo muito frequentado. Lá, é usado por um clube de voo de parapente, sendo mais um atrativo turístico.

Era um pouco mais de 11h e estava eu no cume curtindo os visuais do Mombaça. Se avista outros picos e cidades vizinhas também. O sol já estava estralando, mas tava bom assim. Pausa pra fotos, lanche, descanso, e depois preparo pra voltar.

Pra voltar fiz outro caminho, é só seguir à direita depois de passar pelo portão de ferro. A descida foi auto guiada também e realmente com o clima mais fechado de mata e trilha. Foi bem mais rápido, (também era descida), mas mesmo assim tive a sensação de se fazer menos zig zag nessa trilha de volta. Em meia hora eu estava na av Gregório Spina e lógico que parei pra comer um pastel frito na hora numa lanchonete dali e tomar uma tubaína. Vi que passou um busão pro centro de Araçariguama e então esperei o próximo (quase uma hora de espera), mas poupei uns 4km de caminhada.

Nesse dia eu tinha que trampar ainda, por isso estava de olho na hora. No centro o ônibus para Itapevi ia demorar mais uma hora, então decidi embarcar num busão para Barra funda da viação cometa, aí paguei mais caro. Foi R$13 conto, mas cheguei de boa no serviço após ter feito um rolê bacana e que merece uma volta ao portal do interior para fazer outras atividades.

Pé de natureza, na estrada! É nóis!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:











5 comentários:

  1. Boa amigo, subi o Monbaça e o Voturunae em 1995 com minha filha e meu sobrinho !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria fazer um vídeo com a entrada pra subir eu fui lá mas não achei a entrada😢

      Excluir
  2. Amanhã sábado vou lá de novo sei que passo por um rio que tem mal cheiro tido rio pinheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem foto. a terceira foto mostra a entrada.
      resgatei o link no google mapa.
      segue: https://goo.gl/maps/bZMN4e44iDmqPz1RA

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...