quarta-feira, 1 de março de 2017

Cachoeira da Light - Biritiba Mirim - SP

Cachoeira da Light - Biritiba Mirim - SP
Fev/2017

É madrugada do dia 27/02/17 e enquanto ajeito minhas coisas para fazer uma trilha, convido minha irmã, a Carla, que está no sofá, as 04h20, assistindo o desfile do carnaval. "Iae bora fazer uma caminhada?"  Após alguns questionamentos por parte dela então ela decide ir junto comigo nesse rolê.

Sendo assim, saímos de casa as 05h10. Vinte minutos depois já no terminal Grajaú, embarcamos no trem sentido estação Pinheiros. Após algumas baldeações, chegamos por volta das 07h50 na estação Estudantes da cptm. De lá foi só ir pro Terminal Estudantes e embarcar no ônibus "Manoel Ferreira"(R$ 4,10), que saiu as 08h15.

Era segunda-feira de carnaval e tinha mais pessoas indo pra região de Biritiba Mirim, um grupo de mais de vinte jovens e outros grupos menores. Após menos de uma hora de viagem, chegamos na Balança do Km77 da rodovia mogi-bertioga. dali passamos numa lanchonete pra comer uns salgados e já botamos os pés na estrada antes do pessoal. 09h45 iniciamos a trilha próximo do quilometro 80,5 da rodovia. Essa primeira parte da caminhada foi marcada por bastante veículos descendo a serra, e nós sempre tomando cuidado em trechos que não se tem acostamento. O tempo tava lindo, céu azul e sol forte. Lógico que um pouco mais tarde o tempo mudou trazendo um ambiente cheio de neblina.

A trilha se iniciou aberta pra depois ir fechando no meio da mata e com isso o clima foi refrescando um pouco. Com 15 minutos de caminhada chegou uma primeira bifurcação, que na verdade é muito obvio o caminho da direita, pois a outra trilha tá com o mato alto, evidenciando o desuso da mesma. (Foto 3).

A trilha seguiu bem batida e ao contrário das outras vezes que estive ali, os trechos de lama estavam secos, facilitando a navegação e poupando de molhar ou sujar os pés. Mais 15 minutos, após ter passado por uns dois riachos, vímos uma bifurcação que tomamos o caminho da direita. Bifurcação que é vista na foto 4 e tem também umas fitinhas indicando o caminho correto. Lembrando que até nesse momento estamos trilhando no mesmo caminho de ida pra Cachoeira da Pedra Furada, que só muda na próxima bifurcação, pois à direita vai para a Pedra Furada e pra esquerda sentido a Cachoeira da Light, e foi a que pegamos. Seguimos à esquerda, e logo atravessamos um riacho o qual tínhamos passado antes da bifurcação. A trilha se fechou um pouco, mas continuou bem batida. Na nossa direita ouvíamos o barulho do rio e também em dois pontos saia uma trilha improvisada e bem íngreme que caia no topo da Pedra Furada. Andamos por mais uns 40 minutos até chegar numa trifurcação e partir de então seguimos à direita pra em menos de 10 minutos avistar o topo da cachoeira da light. Logo quando chegamos, vimos um pessoal acampando e isso é um fato bacana, pois existem diversos descampados para camping. Demos um breve salve e já descemos pra ver a cachoeira lá de baixo. O leito do rio é um pouco forte, mas procuramos um trecho mais suave e atravessamos, nossa vista então ficou de frente com as quedas, que davam um show, era um verdadeiro espetáculo da natureza. O relógio batia 11h15 e por ali ficamos até as 13h.

Um banho de leve, alguns clicks, lanches e fotos novamente. Vira e mexe a neblina chegava e saia de novo. Teve momentos que ofuscou tudo que eu nem conseguia enxergar a cachoeira na minha frente. Só de pensar que em menos de uma hora o tempo estava totalmente diferente, e naquele momento a neblina tomava conta, era muito loko. 

Ali tem diversos poços, mas o que parece mais seguro é no topo da queda e é sempre bom ir onde se enxerga o fundo, principalmente pra quem não sabe nadar. O cuidado pra não escorregar nas rochas também é imprescindível. Chegou um grupo logo depois de nóis, um deles já era da região daí o papo fluiu com ele explicando as possibilidades de trilhas. Ele disse que antes era caçador, mas agora tinha parado e tal. um dos animais que se caça é a anta, tem algumas na região e até de dia consegue-se ver, só saber o local. enfim, tomara que tenha parado mesmo, até pq a anta pode entrar em extinção. No Rio Sertãozinho tem gente que pesca também. 

As 13h10 já estávamos voltando e fizemos o mesmo caminho. Não passamos na Pedra Furada, pois meu tempo era curto. Minha irmã seguiu firme a trilha toda e pelo que me disse curtiu bastante o local. Também não tem como não se dar bem com toda aquela paisagem. um rolê barato na região metropolitana de São Paulo. As 15h20 esperamos o busão pro terminal estudantes que só veio 16h30, foi de fato uma espera longa, mas não teve problema. No final deu tudo certo.

É nois!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:


Fotos:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...