sábado, 15 de abril de 2017

Pedra Chata em Itapeva, o pico pra relaxar - MG

Dia 3: 01/04/2017
Pedra Chata em Itapeva, o pico pra relaxar 


Depois de ter passado por São Francisco Xavier (SP) e Monte Verde (MG), tirei um dia pra relaxar na pedra chata em Itapeva, que significa pedra chata em tupi-guarani. Itapeva, que já foi um distrito de Camanducaia, emancipou-se pra município de Minas Gerais, situado na encosta da Serra da mantiqueira. Nesse dia fui direto pro Sitio Pedra Chata pra se ter uma visão do alto dos 1260 metros de altitude, além de poder apreciar uma bela piscina semi-natural que é abastecida pelas águas de uma mina e tem parte das laterais internas com rochas naturais. Fui na Pedra Chata em si, com seus 1300 metros acima do nível do mar e passei numa pequena Gruta de Pedra que é acessada por uma breve trilha após o mirante.

Como cheguei:

Como eu estava em Monte Verde, embarquei no ônibus pra Rodoviária de Camanducaia (R$8,20), isso já era 06h00, sendo que as 07h10 embarquei sentido Itapeva (R$3,30). Da rodoviária de Itapeva segui na caminhada sentido o pico, coisa de mais ou menos 5km, mas antes tomei um café da manhã reforçado pra encarar a estrada terra e um pouco de subida íngreme.

Deu 07h30 e eu já estava passando pela rua de terra (Avenida Leonardo Rossi) que está sendo asfaltada aos poucos. Depois de menos de 15 minutos virei pra Rua Assis Monteiro (conforme foto 3 que virei à direita). À partir disso, segui por essa rua até sair no Vale Suíço Resort, esse local serviu de referência pra quem eu perguntava, e as placas indicando o Sítio Pedra Chata começaram a aparecer após esse Vale Suíço. A caminhada se deu sempre por estrada, nada de trilha. Apenas comia poeira em cada veículo que passava. Em menos de 1 hora passei pelo Resort e então a coisa começou a ficar mais íngreme. Aos poucos fui avistando o centro cada vez mais longe e cada vez menor, enquanto eu cada vez mais alto.

Após uma hora e vinte minutos de caminhada, enchi meu cantil de água, pois um moço estava lavando o quintal. Aproveitei e perguntei sobre as águas dos riachos que cruzei e ele disse que eram limpas. Disse, também, que a que ele estava usando era de nascente. Agradeci e continuei na cautela. O sol estava presente em toda a subida e isso fez escorrer bons pingos de suor no meu rosto, mas tava bem agradável e o visual da paisagem lá em baixo ia melhorando a cada passo.

As 09h15, após uma hora e quarenta e cinco minutos de caminhada desde a rodoviária, cheguei no Sítio Pedra Chata e fui recepcionado por uma das sócias do local, que foi bem legal e me apresentou o local.

Sítio Pedra Chata

Paguei uma taxa de R$8,00 e já bem empolgado fui pra um banho na piscina. Poxa, após quase duas horas de caminhada e de ter feito a travessia São Francisco Xavier x Monte Verde no dia anterior, nada mais que justo relaxar naquele lugar daora. Não quis saber se a água estava muito gelada antes mesmo das 10h, entrei de uma vez e foi bem tranquilo. O sol reinava ainda bem presente e aquele visual fantástico não parava de me fascinar. Depois fiquei na beira da piscina contemplando tudo ao redor e já fazendo uso das rodadas de breja rs. Show de bola. Lá serve porções e vende bebidas, só não tinha almoço. Vi que estão construindo uns chalés ao lado do estacionamento. Aproveitei pra pedir uma porção de Tilápia que veio servida e já foi meu almoço do dia. Nesse dia um grupo de Jipeiros organizaram um churrasco por lá, mas só chegaram quando eu já estava descendo lá pras 13h00. A descida foi tranquila por estrada mesmo, dei uma sapiada pro lado que leva pro Pico do Lopo Guara em Extrema, coisa que pode ser um dos próximo rolês.

-Horário de funcionamento: das 08h00 às 17h30
- de Quarta a Domingo e feriados.
- Taxa R$ 8,00

Pedra Chata e Gruta de Pedras

Uma caminhada de menos de 500 metros do sitio pra Pedra Chata, que é um enorme rochedo de acesso fácil, onde se vê a rodovia e a cidade bem pequena à direita. A extensão da pedra me impressionou, não imaginava ser tão grande. Estava vazia, mesmo num sábado, só depois que veio um grupo de bikers. Ali eu estava a 1300m e acessando uma trilha de 150 metros cheguei numa mini gruta, que vale a pena passar por ali.

Voltei pro sitio e as 13h10 já estava descendo pelo mesmo caminho, lá pras 14h25 já estava na rodoviária pra pegar o busão de volta pra sp. Rolê que ocorreu como planejado, evitando perrengues no roteiro e aproveitando o máximo do tempo disponível. Da mesma forma passando por paisagens incríveis e com um certo tom de aventura que uma travessia oferece. 

- voltei de Itapeva pra SP no busão das 15h00 - horários na foto 13 (R$ 25,20)

È isso!!! Péde Natureza.
Até a próxima

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:
é o visual

Já pronto pra "nadar"

à direita, rua assis monteiro

to subindo

placa

indicando

sobe fi

opa olha ae

lá no sitio

mirante perto da gruta

gruta de pedras

piscina

anota aí


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...