quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Em busca dos Muriquis no Sitio Cheiro de Mato - São Francisco Xavier

Em busca dos Muriquis no Sitio Cheiro de Mato - São Francisco Xavier - SP
21 e 22 de Junho de 2017

"Eu sou tão inseguro porque o muro é muito alto 
E pra dar o salto 
Me amarro na torre no alto da montanha"

Mais um dia em que fui pra bela São Francisco Xavier, dessa vez com meu amigo pio Neto, tirando a zueira do pio, Neto é um grande artista, músico, esportista, educador, sociólogo. E trampamos no mesmo local, só que em turnos diferentes. Mas dessa vez trabalhamos no mesmo horário e já foi a deixa pra fazermos esse bate volta depois do expediente.

Primeiramente, colocamos as opções de lugares a visitar e como ele conhecia um pessoal em São Francisco, que fazia um certo tempo que ele não visitava, pra lá fomos. Eu só não imaginava que seria do jeito que foi. Fomos muito bem recebidos por pessoas que vivem a boa energia da tranquilidade.

Encaramos a estrada de carro, saímos de Santo Amaro, região sul de sp, pra em menos de duas horas já iniciarmos as curvas sinuosas da Rodovia Monteiro Lobato (SP-50), viagem agradável por demais e fomos sem pressa, apreciando a paisagem já na estrada. Neto, no volante, fazia questão de deixar os mais apressados passarem, chegava até a estacionar no acostamento. Sim, era pra curtir o trajeto, o momento. Velocidade nos 20, 30, 40, bem lento. 

Primeira parada em São Xico foi na casa do Tiago, e lá já foi momento pra organizarmos um churrasco, meio que quebrando a dieta vegana/vegetariana do pessoal. E lógico muito som rolou, energia fantástica a tarde toda. O pessoal acredito ser do Xamãs nas Montanhas, de São Francisco Xavier.

Depois, já ao entardecer, partimos rumo ao Sitio Cheiro de Mato, agora lá no meio da montanha. Mais uma recepção acalorada da amiga de outras datas do Neto, a Silvana. Ao anoitecer teve o luau regado de mais música, mas eu já cansado do dia de trampo e fui dormir.

O Sítio tem uma vasta área para camping, lugar organizado, muito bem cuidado e arborizado. Fica bem na entrada da trilha para o Mirante Pedra da Onça e também de onde parte para a travessia São Francisco x Monte Verde. Quem não quiser ou não puder acampar lá no mirante, a melhor opção é passar nesse sítio. Além disso, mesmo que não seja pra ir até o mirante, vale a pena passar o dia ou vários dias pelo sítio mesmo, pois se têm diversas trilhas com lugares interessantes e contato com a natureza exuberante de São Xico. 

Andamos por essas trilhas tendo a companhia da Silvana que nos guiava em meio ao paraíso. O dia já tinha começado com uma graciosa manhã, e a expectativa era de ver o grupo de muriquis, mas dessa vez não tivemos sorte, após muito ir atrás contando ainda com a ajuda dos cachorros do sítio, nada. Não foi dessa vez, mas não reduziu nosso rolê. Foi mágico!

Bateu a tarde e já era hora de voltar pra sampa, mesmo que a vontade seja nem voltar mais pra sp rs.

Até a próxima!
Péde Natureza!

Saiba mais sobre o Sítio/Camping na página do facebook:
https://www.facebook.com/S%C3%ADtio-Cheiro-de-Matosfx-488655111160152/


São Francisco Xavier é um distrito do município brasileiro de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 3 852 habitantes, sendo 1 965 homens e 1 887 mulheres, possuindo um total de 2 117 domicílios particulares. Foi criado pela lei nº 59, de 16 de agosto de 1892.O distrito fica a 59 quilômetros do centro de São José dos Campos e o acesso é feito por estrada asfaltada, utilizando a rodovia SP-50, através do município de Monteiro Lobato. A estrada até o distrito é em meio à Serra da Mantiqueira, sendo que o trecho entre Monteiro Lobato e São Francisco Xavier foi restaurado no início de 2009. Outra opção é a ligação por trilhas e estrada de terra para o distrito de Monte Verde de Camanducaia, em Minas Gerais.Possui uma área de preservação ambiental (APA) que abriga inúmeros animais como jaguatiricas, pacas, capivaras, esquilos, cobras, lagartos e o famoso macaco muriqui; e tem várias cachoeiras, como as Cachoeiras Pedro David, das Couves, e do Roncador.
fonte wikipédia

Outras vezes que estive em SFX:

Pico do Queixo D'anta - São Francisco Xavier - SP
https://pedenatureza.blogspot.com.br/2017/06/pico-do-queixo-danta-sao-francisco.html

De São Xico até Monte Verde + Cachoeira Pedro David + Itapeva

Fotos:

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...