terça-feira, 6 de março de 2018

8. Mochilão África do Sul / Zâmbia: Victoria Falls ou Mosi-oa-Tunya (Cataratas)


Victoria Falls ou Mosi-oa-Tunya (Cataratas)

Aqui vou continuar minha jornada pela África Austral após ter passado cinco dias em Nothern Drakensberg - veja aqui --> http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/03/7-mochilao-africa-do-sul.html

Dia 18/07/17 - 14º dia de viagem
Viagem de van basbuz de Drakensberg até Joanesburgo, fiquei num hostel próximo do aeroporto Oliver Tambo, pois no dia seguinte iria pra Zâmbia.
Dia 19/07/17
Viagem de avião de Joanesburgo até Livingstone em Zâmbia
Ao chegar andei pela cidade, povo muito acolhedor. Fiquei no Hostel Zinga Backpackers.
Preço da Passagem pela British Airways = R$950,00 (ida e volta)

Eis que deixei a região das cordilheiras para seguir minha mochilada por Zâmbia, mas antes passei uma noite num hostel próximo do aeroporto e no dia seguinte voei para Livingstone. O voo estava marcado para as 14h00 e o próprio moço do hostel me deixou já no portão de embarque no aeroporto. Dali só foi fazer o check-in e embarcar.

Essa passagem eu não comprei antecipadamente, minha irmã que estava no Brasil comprou pra mim, vale frisar que ela foi bem prestativa e me ajudou muito nesse tipo de serviço. No caso eu preferi deixar assim um pouco mais flexível para que eu me decidisse conforme a viagem fosse ocorrendo. O trecho das cataratas era duvida na verdade, pois tinha a questão da grana que poderia ser insuficiente, mas fiz as contas e vi que daria se a passagem fosse comprada por fora. Então do orçamento inicial acrescentei mais R$1000,00 da passagem e depois minha irmã fez a gentileza de creditar mais R$1000,00 no cartão vtm, que lógico paguei quando voltei.

Do investimento inicial que foi de R$4560,00 adiciona aí mais R$2000,00, foi o total de tudo e ainda sobrou, assim pude ir pras cataratas de vitória, fazer o Chobe Safari e passar os dias finais em Joasnesburgo.


Chegada em Zâmbia

Uma viagem tranquila e rápida, era tarde do dia 19/07, uma quarta-feira. Ao passar na imigração no aeroporto de Livingstone, peguei o visto de múltipla entrada, pois eu iria passar na fronteira de Zimbabue e também de Botsuana. Paguei US$50 (Cinquenta dolares) pelo visto. Pra mim saiu um pouco mais caro (indiretamente) esse visto, lá no aeroporto Oliver Tambo em Joburgo, eu fiz a mudança de moeda e ali perdi bem uns R$70,00. Coisa que nem sei explicar agora, mas isso aconteceu. É sempre bom pesquisar bem para fazer essas changes currency.

Logo ao sair do aeroporto tinha uma fila de taxis, eu tava pensando realmente em ir a pé até o centro de Livingstone, eu havia visto dois hostels pela internet: o Livingstone e o Zinga. E assim poderia procurá-los já que estava com os endereço e não tinha nenhum agendado ainda. Acabei tomando um táxi até o Zinga BackPackers, isso me custou US$15, que achei caro. Mas que valeu pela gentileza e a boa recepção do taxista, conversamos bastante e dali já vi que o Brasil é muito conhecido pelo futebol, foram vários assuntos mesmo a corrida do aeroporto até o hostel sendo curta.

Adentrei o Hostel Zinga e de cara gostei muito do ambiente, algo bem leve, de certa forma roots, simples e criativo. A recepção foi dez também, o dono fui conhecer depois, o Skool boy. São vários quiosques e têm quartos também, todos nomeados em homenagem a grandes lideranças mundiais, a exemplo de Nelson Mandela. Acertei 4 noites, a diária estava $10 dólares com café da manhã incluso, o quarto era compartilhado. Maquei pro dia seguinte a ida para as Cataratas de Victoria, o transfer tava incluso gratuito e fica menos de 15 minutos de carro do hostel até a entrada do Parque das Cataratas.


Parque Nacional Victoria Falls - Lado Zimbabue
 
Mosi-oa-Tunya ou Victoria Falls
 
O grande dia, 20/07/2017, marcava o 16º dia do meu mochilão, pra mim parecia que eu estava com parte do meu objetivo concluído, como eu mencionei anteriormente a ida pra cordilheira era o que eu mais havia criado expectativas, mas ao presenciar as cataratas foi quando o suspiro de surpresa saiu de verdade. Fiquei 100% admirado e ali percebi que tudo valeu muito a pena. Às vezes a vida nos põe um contrabalanço numa balança que lança vida, tristeza e esperança, que lança choro, vida dura ou vida mansa, ou o sorriso de uma criança. Esqueça tudo de mal que se faz ou que a história nos reserva. Ali dá pra acreditar num mundo melhor. O lugar é fantástico por demais!!! 
 
Encantamento gigantesco, nada menos que a maior catarata do mundo. sua extensão passa dos 1000 metros (1km) e sua queda mais de 100 metros. Quem alimenta a queda é o Rio Zambezi, que demarca também a fronteira entre os países de Zâmbia e Zimbabue. Os povos tradicionais da região chamavam de Mosi-oa-Tunya ou "Fumaça que Troveja", isso antes da colonização. Essa maravilha natural é também patrimônio na Unesco e em cada parte da fronteira tem um parque. Em Zâmbia, Parque Nacional Mosi-oa-Tunya e em Zimbabue, Parque Nacional Victoria Falls.
 
No lado da Zâmbia paguei U$D 20 (vinte dólares) e após passar quase 4 horas pelo parque, eu atravessei a fronteira pela ponte, fui a pé mas tem vários taxis por lá, no geral é bem tranquilo de se atravessar essa fronteira e ainda tinha na ponte muitos turistas aguardando e olhando os saltos de Bunguie Jump. Alguns vendedores são insistentes demais nas vendas dos souvernies, e é nesse momento que tem que ser bom pra negociar, pois ele colocam o preço inicial lá no alto. Como não negocio nessa situação muito bem, ou eu compro mais caro mesmo ou nem compro rs. O preço pra entrar no parque do lado de Zimbabue é de US$30,00 (trinta dólares). Ambos são espetaculares, cada um com sua particularidade, mas eu fiquei mais tempo no lado de Zâmbia. Um ponto interessante pra quem deseja planejar é saber sobre as épocas mais cheias e têm outras mais secas, o intermediário disso pode ser o ideal. Como eu fui no mês de julho, achei perfeito! Para se atualizar mais sobre os parques é bom ir nos sites pra saber das condições da estações e também dos horários de funcionamento dos parques.
 
É interessante levar proteção para a câmera fotográfica e também capa de chuva. Algumas pessoas alugam por 1 dólar na entrada do parque. Pra voltar peguei um táxi por 5 dólares e então, ao chegar tranquilo no Zinga Backpackers, foi só relaxar a refletir o belo dia que tive. Foi mais um momento único!!! E a aventura continua...
 
Fotos:
 



chegada lado Zâmbia


mais outro suspiro


a ponte da fronteira


o arco íris tem 7 cores


close no lado Zâmbia


outro ângulo, lado Zâmbia


mais a frente, lado Zâmbia


lindo, lado Zâmbia


Zimbabue side, espetáculo!


showw!! Zimbabue

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Curti demais essa viagem, principalmente essa parte que foi surpreendente! :)

      Excluir
  2. Oi, Carlos! Parabens pela viagem e pelo relato, orientador demais!
    Você chegou a visitar o lado fo Zimbabue (a cidade mesmo, nao a catarata)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu. Valeu pelo seu comentário.
      Não fui até a cidade, eu tinha a vontade conhecer o Grande Zimbabwe que fica mais a leste perto de Moçambique,mas fiquei apenas no parque próximo a fronteira com Zâmbia.

      Excluir
  3. Show! Mas achou que valia a pena ir la só pra ver as Cataratas (to planejando esse mesmo roteiro, por isso fica a dúvida!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é que na verdade eu estava em Zâmbia. Fiquei lá por 4 dias. De livingstone até as cataratas é bem perto, 30 minutos de carro e já tava incluso esse transporte no próprio hostel. Escolhi Zambia pois eu pude ir também no Chobe Safari em Botsuana. A cidade de Livingstone está perto perto das fronteiras.

      Excluir
  4. Que legal! Curtiu o Safari em Botsuana?
    Cara, estou montando meu roteiro, com algumas -muitas- dúvidas, se importa de passar seu contato pra poder trocar algumas figurinhas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu não tinha ido no Kruguer Safari, preferi fazer o de um dia em botsuana. Curti bastante o Chobe Safari. Foi divido em duas partes, uma pelo rio depois por terra e nesse intervalo um buffet incluso. Enfim, deu pra ver 3 dos big five em um dia e não foi cansativo. E por eu te ficado em Livingstone como base, foi tranquilo voltar, pois foi um tour comprado no próprio Hostel.
      Segue o contato 11- 948661105 zap.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...