sexta-feira, 23 de março de 2018

Paraty: Praia do Sono + Antigos e Trindade - RJ

Paraty: praia do sono + antigos e trindade - RJ
14/01/2018

Roteiro
14/01/2018
Cheguei de viagem depois do almoço, conheci o centro histórico na parte da tarde e a noite assisti uma peça de teatro
15/01/2018
Bate-volta o dia todo na Praia do Sono e a Praia dos Antigos
16/01/2018
Bate-volta em Trindade + Caixadaço e na tarde Corredeira do Corisco
17/01/2018
Volta pra SP pela manhã  

"Corri como um louco em busca da felicidade e trouxe apenas as mãos vazias pendentes de ilusões. Caminhei então, devagar, em busca do meu próprio destino e hoje trago as mãos cheias carregadas de vida. Me aconteci, me manifestei, me existi. Sou um ser que está fora. Para fora estão os meus olhos que percebem as ilusões do mundo. De fora entra o ar que respiro e mantém o meu alento. Lá fora é que estão o céu e o inferno, os santos e os demônios, os que me envolvem de amor e os que me sufocam de tanto ódio. Como então posso retornar para dentro?” Ildegardo Rosa


Sono, vista da trilha Antigos
Dia 1: Centro Histórico de Paraty
O ano havia começado, muita coisa já tinha acontecido, os rumos e as novidades de 2018 estavam aparecendo, planos sendo feitos e assim segue a vida. Se a meta fosse metamorfose, talvez não mudaria tanto. Mas essa primeira visita em Paraty foi ótima, ainda que mudei de roteiro na última hora, pois ao invés de ir pra Trindade eu iria pras Cachoeiras na Penha. Como eu atrasei 3 minutos pro ônibus vai ficar pra próxima.

Do terminal rodoviário Tiete em SP, embarquei num ônibus rumo a Paraty, no Rio de Janeiro. A empresa foi a Reunidas Paulista e custou R$78,00. (link aqui) Foi uma viagem de 6 horas com algumas paradas e margeando algumas praias de Ubatuba e tal. Na verdade eu capotei na ida, aproveitei que foi uma corrida bem suave!

Da rodoviária de Paraty, eu tinha o mapa de dois hostels no centro, poderia escolher um deles e o escolhido foi o Macabea Hostel (link aqui). Ótima estadia, tudo bem organizado e o pessoal do atendimento bem gente boa. Fiquei no quarto compartilhado por R$40,00 a diária. Dali já fiz um tour por conta própria no centrinho histórico.

O centro histórico é tombado como Monumento Histórico Nacional do Brasil, então a arquitetura é ainda preservada desde o período colonial, o interessante é andar pela ruas de paralelepípedo e poder perceber o sistema de ecoamento das águas pluviais de antigamente. Já a arquitetura tem algo de Barroco. Passei pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, que foi construída pelos escravizados e para escravizados daquela época, na frente dessa igreja pude ter o contato com o Anderson, que tem um grande acervo histórico na mente e se veste como cativo da época. É uma pessoa bastante conhecida, pois já vi algumas matérias sobre o trabalho dele em Paraty. 

Era domingo, tinha alguns palcos nas praças, pois após a missa teria show, mas ao passar na casa de cultura eu comprei o ingresso pra uma peça de comédia, assim finalizei o dia! 

Dia 2: Praia do Sono e Praia dos Antigos
Acordei cedo, já estava bem empolgado para viver o dia que viria. O plano era pegar um busão no terminal urbano na rodoviária, que custou R$04,10 e já me deixou na entrada pra trilha da Praia do Sono. É sempre bom confirmar o local de descida com o cobrador, mas nesse caso não tem erro é só descer no final, e tem um outro ponto antes pro pessoal que vai de barco.

Pra chegar até a Praia do Sono encarei uma trilha de mais ou menos uma hora, na caminhada de leve. A trilha é bem demarcada tendo em vista que muita gente passa por lá, desde crianças aos mais velhos. Se tiver em época de chuvas é bem capaz de estar um lamaceiro só, assim foi minha trilha. Então prepare-se minimamente para encarar uma trilha, levar água, lanche leve, roupa e calçado apropriados! 

A Praia do Sono já se desenvolveu bastante, alguns preferem assim outros gostavam das características das antigas. O sistema de eletricidade chegou lá e em outras praias ao redor. Existem diversos camping's na praia do sono, já de cara com o mar. Sempre bom e nunca é demais lembrar de ir já pensando em fazer o minimo impacto pro meio ambiente, pra natureza. 

A paz ali reinou, que belo refugio e dali sai trilha pras outras praias e até pra cachoeiras, mas eu tava mesmo num descanso da folga do trabalho e de todas as correrias e me contentei a minha ida até a Praia dos Antigos.

Pra chegar até os Antigos, atravessei toda a extensão da praia do sono e segui por uma trilhinha, no inicio começou bem íngreme, mas na descida depois já se avista aos pouco a outra praia que tem um aspecto mais de deserta e não tem comércio, então se for comprar algo que faça no Sono.

Nesse rolê não tem erro, são trilhas autoguiadas, acho que não preciso descrever as praias, vou deixar alguns registros abaixo... e pra voltar fiz o mesmo caminho e fiquei atento no horário do último busão de volta pro centro. Fora isso foi dez, ainda deu tempo de jantar antes de encarar a trilha de volta.

Igreja do Rosário

um peixe e uma gelada, a hora!

apareceu o sol

pra sonhar, buscar o mar


Praia Antiguinhos lá no fundo


Praia dos Antigos


Dia 3: Trindade
Bom, para falar a verdade Trindade não estava nos planos pra essa vez, mas foi após eu perder o horário do busão pra Penha que eu improvisei a ida pra trindade (e que belo improviso). Isso pra perceber o potencial desse lugar, e ainda tem um monte de rolê e opções em Paraty e região que nem ao menos citei aqui.

No mesmo terminal urbano da rodoviária, embarquei no ônibus "Trindade", preço R$4,10. 
Ao chegar na região montanhosa, um caminho bonito, já tava avistando as praias. Menos de uma hora chegamos no destino. Lá também sem erro do trajeto das trilhas. Peguei até a Piscina do Caixadaço, a trilha também estava bem cheia de lama e certos pontos se fazia um pequeno congestionamento de pessoas, sinal que tava dificil a  navegação pela trilha.

Trindade no geral tinha muita gente e após curtir um pouco das praias voltei pro centro pra emendar com outro rolê, antes eu almocei... Quem sabe Penha?... mas nem deu pra ir pra Penha, então arrisquei e fui pro Corisco. Já no terminal novamente, perguntei pro cobrador se o Corisco passava por alguma cachoeira e ele me falou de uma corredeira.

Finalizei meu dia lá, mais precisamente num boteco que tinha bem em frente da corredeira do Corisco. Conheci um pessoal lá, entre eles o Paulista da viola, só faltou o violão pra fazer um som, mas ficou pra próxima...

Piscina Caixadaço

Praia Caixadaço

Trindade

Corredeira Corisco

Por fim, no 4º dia eu estava preparado pra retornar pra SP, iria trampar já nesse dia, mas só a noite! E assim se fez minha primeira visita a Paraty!!!
Até a próxima!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

2 comentários:

  1. ótimo relato, cara queria agradecer pelas suas postagens estão me ajudando muito!!! eu criei um blog e me inspiro no seu também, obrigado mano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia mano!
      Opa que legal sua iniciativa. Vou acompanhar seu blog.
      Valeu!!! abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...