sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

De volta a Pedra do Sapo numa boa




De volta a Pedra do Sapo numa boa 

No meu ouvido um zumm insistente, um pernilongo me desperta lá pras 04h00 da manhã. O metrô começa a rodar as 04h40, o destino? Biritiba Mirim, para fazer a caminhada até a Pedra do Sapo. Então, fui até a Estação Estudantes da CPTM e de lá, no terminal estudantes, embarquei no ônibus Manoel Ferreira (E392), assim, desci no final dessa linha. Daí agora se tem uma caminhada de leve que tentarei explicar mais abaixo. De bate pronto vai uma indicação de um relato que é super completo do blog Trilhas e Trips: https://trilhasetrips.blogspot.com/2016/04/relato-pedra-do-sapo-serra-do-mar-de.html

Eu já havia colado nesse role em 2016, mas era um fim de semana de feriado prolongado e peguei um transito danado, acabei fazendo a trilha na parte da tarde e cheguei ao topo já estava escurecendo. Final das contas, eu tive que fazer a trilha de volta no escuro além de não poder aproveitar mais o tempo lá em cima. Ano passado tentei novamente e segui apenas o meu relato que continha um erro e fui parar em outro pico, o do Itapanhaú. Por isso que importante é sempre seguir com um mapa, e com o advento de uma tecnologia mais acessível GPS ou apps que possam visualizar todo o trajeto para além do relato. Se bem que é um tipo de trilha tranquila, mas passível de se perder também.

Biritiba mirim é um município que faz parte da região metropolitana de São Paulo, faz divisa com Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis e Bertioga. Possui algumas plantações do que me pareceu ser legumes e vegetais, e faz sentido devido sua localização mais próxima de grandes centros urbanos. Sendo assim, o transporte pode ser mais rápido, já que este tipo de alimento perece mais facilmente. Este cenário é mais retratado do que eu vi no Bairro Manoel Ferreira, com seu ar bem tranquilo, chão de terra interiorano, uma adutora perpassando seu território, alguns picos para se aventurar e contemplar vistas da Serra do Mar, etc.

Comecei a caminhada na Estrada da Adutora com um muro beirando à esquerda e mais a frente os dutos à direita. A primeira bifurcação veio depois de uns 20 minutos de caminhada "é só virar à direita passando por baixo do duto. Em seguida terá uma ponte e uma "represinha", agora com os dutos à esquerda (Foto1)"

Continuei seguindo pela principal até sair numa bifurcação que tomei à esquerda (foto 2), a partir dali o próximo ponto de referência foi o Rancho da Dona Maria e antes já se consegue ver a pedra do sapo de longe à direita (1 hora de caminhada de boa). No bar parei pra tomar uma tubaína e ter um bate-papo rápido. Continuei a estrada e já em seguida veio três opções de caminho daí eu segui o da direita descendo, sem erro. A próxima bifurcação tem que tomar á direita conforme foto 3, nesse momento o caminho já se começa a fechar e mais alguns metros já se vê novamente a pedra, agora um pouco mais de perto e de frente. O inicio da trilha vai ser quando essa estradinha em desuso fizer uma curva pra direita e assim na esquerda terá uma trilha nítida subindo (foto4), da última bifurcação deve ter dado uns 20 minutos de caminhada (passou-se por 2 riachinhos). É bom lembrar que aparece outras picadas antes dessa, pelo menos umas duas, mas se for pra Pedra do Sapo, ignore-as.

Na trilha terá mais duas bifurcações, que hoje a primeira tem uma placa indicando à esquerda (foto5), acredito que com 15 minutos de subida ela aparece. Já a ultima bifurcação já se encontra lá em cima é importante seguir à direita. No caso fui testar à da esquerda e foi pura burrice, pois era uma trilha muito íngreme (demais da conta) e depois de escalar, e já quase nesse outro topo, eu olhei para trás e vi a pedra do sapo se distanciando, então tive que voltar numa peleja só. Essa trilha devem utilizar para fazer travessias, mas evitem se for só para a pedra do sapo. 

Isso foi um contratempo chato, gastei muita energia ali e meio que sabendo que não era o caminho, vai entender? Fora o medo de cair pra voltar numa descida de quase 90º, tremi na base.

Continuei então a trilha certa pra agora sem erro com mais 10 minutos poder ver a Pedra do Sapo bem na minha frente. Linda pedra, belo lugar, ótima visão de toda região, do litoral, de outros picos, etc. O sol tava amilhão vigoroso, e não me esquivei dele até porque não dava rs. Dali de cima eu via a imensidão de eucaliptos numa propriedade pertencente a empresa Suzano celulose, inclusive se tem em alguns trechos as placas que indicam isso.
Após uns trinta minutos no topo, o que fazia um tuim agora eram as pernas, mais precisamente meus joelhos. Reforço que foi a bendita empreitada no final da trilha, mas enfim, não adiantar ficar lamentado. Virou um aprendizado a mais, na verdade é sempre assim, cada vez aprendendo mais e mais. Pô e pra quem é da região metropolitana de SP, esse é um local de potencial treinamento mesmo fora de época de montanhismo ou pra preparação de quem está iniciando, pois já se pega uma segurança a mais e vai adquirindo experiências.

É tão favorável esse rolê que fui num bate-volta pra trabalhar a noite ainda. Só não foi mais suave devido as fortes de chuvas que caíram naquele dia. Minha sorte que voltei a tempo e as 14h35 tava embarcando no bairro Manoel Ferreira sentido Estação Estudantes. Já o trem estava com os serviços parados, a tempestade chegou de vez. Mas mesmo com o imprevisto deu tudo certo nos meus planos e dois dias depois estava eu no pico vizinho, o da Esplanada.

Enfim, a vida é uma coisa louca. As vezes criamos nossos castelos de ilusões e desejos, ou até mesmo hábitos alicerçados na zona de conforto, pra perceber que o real sentido pode estar nas coisas simples, refazendo ciclos, ou seja, em movimento!!! 

Até a próxima!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

https://pedenatureza.blogspot.com/2019/01/dicas-gerais-para-pratica-de-trilhas-na.html

Fotos:  


APÓS A PRIMEIRA BIFURCAÇÃO

Esquerda e logo Rancho Maria

direita, e não passa carro
Inicia a trilha



Esquerda, mesmo se não tiver placa +

Direita, ultima bifurcação

No topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...