sexta-feira, 19 de abril de 2013

Balsas Represa Billings-SP

Balsas Represa Billings-SP
Abril-2013

Rolê tranquilo pelas balsas da represa Billings, saindo do Bairro Grajaú, passando pela Ilha do Bororé e finalizando em São Bernardo do Campo.

A travessia pela balsa é gratuita, onde a EMAE é a empresa que comanda as três balsas. Como é relativamente perto de casa decidi ir a pé até a segunda balsa, que no caso é chamada de Balsa Taquaquecetuba, sendo a primeira a Balsa do Bororé e a terceira a João Basso. Da segunda balsa pra terceira eu fui de ônibus, que é gratuito, já em território SBC.

Já havia visitado a primeira balsa anos atras mas nunca tinha ido adiante.
A ideia é começar a conhecer a região pra quem sabe me embrenhar em alguma trilha no meio da mata mais pra frente.

Andei quase que uns 9 km, a primeira avenida foi a Belmira Marin e apos cruzar a primeira balsa se torna estrada de Itaquaquecetuba, que é a estrada onde se tem um maior contato com a mata e com o clima de interior. Caminhada bem saudável, o tempo passou que nem percebi, tava ouvindo uma música de leve e ficava viajando pelo caminho. Chega uma hora que cruza o rodoanel e um pouco antes o Parque Municipal Bororé, que parece que foi feito como compensação da construção da rodovia.

Atravessei a segunda balsa, parei no ponto de ônibus, comi meu lanche e logo o buso chegou. A estrada agora é de terra, por tempo determinado pois já estão asfaltando alguns trechos e já tem alguns asfaltados. Depois de uns 30 minutos cheguei na terceira balsa e atravessei finalizando o rolê ali, num banquinho, fiquei até escurecer e tomei o rumo de volta pra casa pelo mesmo caminho, mas agora de busão.

Foi bom conhecer as balsas, principalmente a terceira pois estavam cogitando em construir uma ponte, pois o fluxo dessa balsa é maior. Não vou entrar no assunto Represa Billings em si, suas ameaças e oportunidades pois pra mim é uma faca de dois gumes. Parece que depois que parou de bombear água do rio pinheiros a qualidade da Billings melhorou. Estou do lado do povo ainda mais sendo meus vizinhos.

Enfim, o visual da represa nas três balsas é belo, bate um vento refrescante quando as balsas estão em movimento, vale a pena ir. Deve ser melhor ainda fazer esse rolê de bicicleta, fica a dica pra quem quiser sair sem gastar muito... bora lá e...

"...não pense que a cabeça aguenta se você parar..." (Raulzito).

Amplexos!

Fotos:

Na Balsa Bororé
Na Balsa Bororé
Na Balsa Bororé
Na Balsa Bororé
Mural Memória Ilha do Bororé
Mural Memória Ilha do Bororé
Mural Memória Ilha do Bororé
Mural Memória Ilha do Bororé
Mural Memória Ilha do Bororé
Balsa Taquaquecetuba
Balsa Taquaquecetuba
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Balsa Taquaquecetuba
Balsa Taquaquecetuba
Balsa João Basso
Balsa João Basso
Balsa João Basso

2 comentários:

  1. Como eu chego ao bairro Grajaú de ônibus, por exemplo, do centro de São Paulo pra depois pegar as balsas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana. Foi mal a demora é que não tava notificando os comentário aqui.
      Você pode pegar o onibus terminal grajaú, tem um que sai do brás 5300, da estação Vila Mariana, ou ir de trem até a estação grajaú. No terminal grajaú é só embarcar no ônibus ilha do bororé que deixará na segunda balsa.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...