quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cachoeira do Putim - Guararema - SP

Cachoeira do Putim - Guararema - SP

Guararema é um município do estado de São Paulo, que fica distante 80 km da capital, próxima de Mogi das Cruzes de onde eu tomei o ônibus Jacarei via Guararema (R$3,30), buso que roda aproximadamente 27 km até Guararema.
O objetivo era conhecer a Cachoeira do Putim e caminhar um pouco pela cidade e foi concluído de boa num bate volta.

Numa manhã neblinada comecei minha caminhada quando desembarquei no Terminal Rodoviário de Guararema, e sem mais delongas tomei rumo a cachoeira que fica numa propriedade da fazenda de eucaliptos da Cia. Suzano de Papel e celulose, mas que tem o acesso liberado à cachoeira, localizada numa estradinha de terra batida que sai à direita da Estrada Municipal Hércules Campagnolli, como referencia tem o portão amarelo, que fica aberto.
Saí do centro cruzando pela linha do trem e segui a Rua Dr Falcão até chegar na est. mun. que não teve erro apenas a segui, apareceu duas bifurcações que tomei a esquerda, onde tem a placa indicando "Santa Branca" á esquerda e "Lagoa Nova" e "Pedra Montada" pra direita. A Pedra Montada era uma opção também, mas deixei pra visitar numa outra ocasião.

A estrada me fascina, sempre rodeada de bela paisagem, muita mata, lagos, juntando ainda com a sensação de estar em lugar diferente ou que pelo menos eu não conhecia, estrada acolhedora ora com acostamento ou calçada ora sem, porem sem muito perigo. O que era subida na ida tornou-se descida na volta, obvio né? A estrada também pode ser um caixa de surpresa, quando não a conhece de cor, o próximo trecho não se sabe como vai ser, assim como a vida. Foi nesse mesmo pensamento que eu tava caminhado, de passos leves e pé no chão, vendo aos pouco a neblina dar lugar ao azul no céu,

Contrariando a ansiedade, a caminhada de pelo menos 7 km foi relativamente rápida, e já em meio aos eucaliptos fiz uma curva á esquerda e outra a direita, deixando de lado dois portões com placa de propriedade particular, continuei subindo até ouvir de leve o barulho da cachoeira e mais a frente vê-la da estradinha com seus variados acessos.

Decidi ficar na pedra que tem uma vista do escorregador e do morro em frente, um belo mirante. Uma sensação maluca tomou conta de mim, pareceu que quando eu sentei o sol apareceu, foi quando relaxei e cai na real que eu tava ali. Perambulei um pouco por lá e voltei pra pedra pra tirar um cochilo... fiquei atento pra não sair rolando pedra abaixo, é, o lugar oferece um certo perigo, portanto atenção!
Na parte de cima da cachoeira é onde se escorrega, aonde eu fiquei não dá é muito perigoso, mas também nem entrei na água dessa vez.

A volta foi suave, andei um pouco pelo centro e depois tomei o õnibus sentido Mogi, desci na estação Estudantes e embarquei no trem rumo casa.
Valeu Guararema. até mais vê.

Pé de Natureza, na estrada a pé.

Fotos:


17 comentários:

  1. Oi, muito legal seu post. Vou a guararema de carro umas 4x por ano no minimo, mas nunca fui a cachoeira. Existe algum mapa? Gostaria de ir no feriado cm meu namorado e amigos. Estou apaixonada pelas suas fotos. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, muito obrigado pela visita, vou deixar aqui dois mapas: http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-23.425193&lon=-45.984542&z=16&m=b

      http://www.bikemap.net/pt/route/1893964-guararema-cachoeira-do-putim/#/z16/-23.42579,-45.9861/google_roadmap

      O acesso está na Estrada Municipal Hércules Campagnolli, o portão amarelo de entrada é visto na decima foto. :)

      Bom passeio, beijo.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção!
      você acha que fica pesado se deixarmos o carro no pq da pedra montada e irmos a pé dalí em diante? quando tempo vc acha que dá? só vai eu e meu namorado mesmo, e nós 2 praticamos atividade física 5x por semana...
      desculpa te encher de perguntas assim, é que estou mto empolgada mesmo. mais uma vez mto obrigada

      Excluir
    3. Olá Iza, eu acho que não fica pesado, porem eu não tenho um mapa dessa trilha e acredito que o parque da pedra montada está temporariamente fechado. Vale lembrar que próximo a cachoeira dá pra estacionar, mas se caso o intuito for fazer uma caminhada, vc pode deixar o carro no centro e ir à pé, aprox. 1 hora.
      Se precisar estamos ae, abraço.

      Excluir
  2. Olá Iza eu conheço essa região acho melhor você ir de carro até a cachoeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Iza Eu conheço por que sou de mogi e minha empresa faz extração da madeira de celulose na Fazenda Potim ,Me envie um email para mim ai te encaminharei o mapa explicado Alex.dias@representative.com
    Será um Prazer ajuda por que amo a Natureza

    ResponderExcluir
  4. Olá colega, essa cachoeira é apropriada pra banho? Nas fotos ela sempre me pareceu um tanto perigosa, sabe me dizer se tem alguma parte pra relaxar na água? ou só pra apreciar mesmo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é apropriada pra banho sim, na parte de baixo na base, tem uma trilhinha até lá. Na parte de cima também tem uma parte pra banho, mas se for ficar nas pedras cuidado, no mais é tranquilo.
      abraço.

      Excluir
  5. Muito bacana seu relato...costumo ir pelo menos duas vezes ao no de bicicleta saindo de são paulo. E vale muito a pena conhecer este lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal Luiz, uma pedalada e tanto hein, Guararema é show. agradeço a visita. Abraço.

      Excluir
  6. Oi adorei suas fotos e estou querendo ir com a minha familia, incluindo meus pais de 67 anos, vc acha recomendavel ou não?da pra chegar até a cachoeira de carro ou tem que andar por trilhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, dá pra chegar de carro até certo ponto (foto 13), e o trecho para andar é curto, não estou a par da condição física dos seus pais, mas se puderem caminhar um pouquinho vale a pena levá-los.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Passando o Pq da pedra montada 1° esquerda e depois 1° esquerda de novo....nao tem como errar

    ResponderExcluir
  8. Passando o pq da pedra montada a cachoeira fica a 5 km..1 ° esquerda e 1 esquerda nao tem como errar

    ResponderExcluir
  9. Olá isso quer dizer que o parque da pedra montada é antes da cachoeira? Indo cedo posso aproveitar as duas atrações?

    ResponderExcluir
  10. Olá, moro em Mogi e nunca fui até a Cachoeira, mas seguindo suas indicações acho que chego lá sim. Vocês deveriam visitar Guararema no Natal a cidade fica linda, é de se encantar os olhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...