terça-feira, 3 de julho de 2018

A trilha do quase: tentativa pico do gavião - Biritiba Mirim

Outras vezes que tive na região!
http://pedenatureza.blogspot.com.br/2016/04/pedra-do-sapo-no-bairro-manoel-ferreira.html

http://pedenatureza.blogspot.com.br/2018/03/pico-do-itapanhau-provando-do-proprio.html

Alguns meses atrás fui numa caminhada pra região de Biritiba Mirim, local já visitado por diversas vezes de forma intermitente. Nessa época a intenção era emplacar visitas mais frequentes pra poder encarar algumas travessias entre picos, algo que não consegui fazer devido às correrias das responsas do dia a dia. Após mais de três meses, venho então relatar brevemente um role que seria, a principio, para a pedra do Sapo, mas tentei o Pico do Gavião.

Digo: tentei, pois acreditei que havia chegado ao pico, mas ficou faltando um pouco. Se eu tivesse mais infos sobre o pico comigo naquele momento eu continuaria, mas enfim nem sempre é bom mudar de planos na última hora. Coisa que não faço normalmente, mas como eu tava com um relato no celular, resolvi tentar o tal gavião.

O relato que eu tinha indicava que o topo situava-se num marco topográfico marcando 878 metros de altitude, e nesse marco eu cheguei, mas já em casa ao pesquisar mais infos na volta do passeio vi que não era. No inicio deste texto coloquei dois links relacionados às outras vezes que estivesse por lá (até o inicio das trilhas). Assim, não é necessário eu descrever o caminho até porque é mais viável, nesse caso (em todos na verdade), seguir um mapa de gps e afins. Acredito que as imagens podem ajudar de alguma maneira a complementar o roteiro e prometo escrever mais detalhadamente quando eu voltar ou realizar enfim alguma travessia de fato pela região dos picos de Biritiba Mirim.

Confesso que fiquei ressabiado esses tempos, pois por pouco não pisei numa cobra que estava bem no meio da trilha, o coração foi a mil. O passo já havia sido feito e consegui desviar antes que eu pisasse nela. Ela apenas se enrolou e depois se arrastou um pouco. Quando tentei tirar foto, me parece que fez posição de ataque, mas nem vi muito e sai vazado. A partir de então, voltei olhando tudo ao meu redor e principalmente pro chão na trilha. As cores indicavam que era de cobra coral, agora já não sei se era verdadeira ou falsa. Pela foto também não dá pra identificar. Fica a dúvida... 


Até!!!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:


direita sapo, esquerda itapanhaú

direto Sapo, esquerda sentido Gavião

direita

passando riachinho

direita, subindo Gavião

no caminho do gavião

visão parcial

falsa ou verdadeira coral?

2 comentários:

  1. Cara, acompanho seu blog há anos. Já me inspirou muito a fazer minhas trilhas. Tu tem Instagram ou Facebook pra facilitar a comunicação?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iae Luciano, tranquilo?
      Me passa seu whats app pelo formulário de contato aqui na direita da tela que vai direto pro meu email e daí entro em contato com vc. Abraço!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...