terça-feira, 12 de março de 2013

Lago de Cristal - Paranapiacaba - SP

Lago de Cristal - Paranapiacaba - SP
Março/2013

Depois de quase 2 anos fui pra Paranapiacaba novamente, da ultima vez tinha me perdido,que apos ter sido barrado pelos fiscais na trilha do mirante fui ''meter as cara'' na trilha da Solvay.
Dessa vez deu tudo certo, segue breve relato...

Como cheguei:
Já na estação Rio Grande da Serra tem a opção de pegar um ônibus sentido Paranapiacaba R$3,00 e descer na Fabrica Solvay, andar uns 300 metros até a entrada da trilha, ou ir a pé da estação até a trilha - foi o que eu fiz.

No rolê:
06:45 já estava com o pé na estrada, o tempo muito bom, o acostamento tava confortável, vários ciclistas passando, estava realmente uma caminhada agradável.
Acredito que até o inicio da trilha foram 4 km, trilha que se inicia após o km 43 da rodovia, ou apos a Solvay. A entrada é larga e tem um portão amarelo, que aparenta ficar aberto o tempo todo(Foto 4).
A partir daí eu segui a estrada principal tomando, nas duas primeiras bifurcações, à esquerda. A primeira é muito importante pois é uma entrada, mudando de sentido a 90º, a segunda bifurcação a esquerda é mostrada na quinta foto.

Segui a trilha que é moderada, com alguns obstáculos que aumentam a adrenalina, e encontrei uma galera que tava indo pro mesmo local, como eu tava só, com um mapa fuleiro feito por mim e não conhecia bem a região, pedi pra segui-los e eles toparam. Só nos separamos na chegada ao lago de cristal.
Depois da duas bifurcações a esquerda, teve outras duas a direita que são bem obvias, pois as trilhas que não se devem seguir estavam cobertas de mato.
Assim que avistei e cheguei no rio (foto 14), segui o fluxo do mesmo, ora por trilhas nas margens ora pelo próprio rio. Sem segredo, mais um pouco cheguei no lago de cristal que logo apos tem uma queda muito louca.
O pessoal que encontrei na trilha nem ficou por lá muito tempo, continuaram a trilha pra outras cachus, resolvi ficar por ali mesmo apreciando e curtindo a natureza.

Pede natureza, a natureza nos pés.
Até a próxima.


Fotos:

35 comentários:

  1. Você foi sozinho na trilha? É fácil de se perder? Você sabe que cachoeira é essa?

    ResponderExcluir
  2. Fui só, o pessoal que eu tinha chamado no meio da semana já tinha compromisso. Acredito que com um mapinha e mais esse breve relato fica tranquilo, além de outros relatos existentes. E tenho intenção de voltar, quando quiser podemos marcar de ir. O nome da cachoeira eu não sei, mas vou procurar saber e te falo.
    Agradeço a visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito ir mas vou com meus filhos 13 e 14 anos será que tem perigo ou é de boa?
      Se algum tiver afim me fala.
      Vou dia 22 de janeiro 2019.

      Excluir
    2. Eu e minha família iremos amanhã ^^ com uma criança de 3 anos.. vamos ver se vai dar certo

      Excluir
    3. Olá, acredito ser de boa sim. O único problema de tempos atrás era a fiscalização que estava barrando os trilheiros no inicio da trilha. Mas me parece que de uns tempos pra a fiscalização diminuiu nessas trilhas. Bom, desejo boa sorte a todos! E é sempre bom colher mais informações e mais recentes tbem. Além de seguir pelo gps se puder.

      Excluir
  3. Show de bola esse mapinha, Carlos! Alguns desses pocinhos são fundos o suficiente para dar um mergulho?Você acha que dá para fazer essa trilha de bike numa boa? Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rubens;
      É possível sim dar um bom mergulho no Lago de Cristal, vale a pena. Agora, como eu não costumo fazer trilhas de bike, pra mim seria difícil, mas se vc já tem o costume é tranquilo, só alguns trechos que vc vai ter que descer da bike. Bom passeio, abraço.

      Excluir
  4. Opa, já estou me preparando para a água. Carlos, você chegou a citar quantos km de trilha são no total (ida e volta)? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs pode preparar-se... e são 7 km (ida e volta). Com o relato e olhando a fotos fica tranquilo de seguir, mas mesmo assim segue o endereço de um mapa da trilha:

      http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2689657

      Abraço.

      Excluir
  5. Olha eu aqui de volta, Carlos. Tudo bem?
    Irei hoje ao lago com o meu irmão e depois te conto como foi.
    Abraços e bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Rubens, bom rolê pra vcs e conta como foi depois hein.
      Abraço.

      Excluir
  6. Carlos, tudo em paz?
    Fomos apenas ontem, choveu demais e o rio estava mais alto, olha só: https://m.ak.fbcdn.net/photos-a.ak/hphotos-ak-prn2/s720x720/1476066_649530468403184_1247077970_n.jpg
    Levamos umas 4 horas entre ida e volta, boa parte disso pelo rio ou com a bike no lombo na single track.
    Quase nos perdemos na volta, saindo do lago!
    Valeu pelas dicas, o passeio foi ótimo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa tudo em paz e vc?
      É Rubens o rio aumentou mesmo hein, quase cobria a roda da bike, mas assim aumentou a aventura também rs.

      Tem, também, a Pedra do lagarto e o pico do urubu que dá pra fazer um downhill legal e ambos perto da estação Mogi da cruzes.

      É isso ae, parabéns pela trilha
      Abraço.

      Excluir
  7. Carlos, tudo bem?

    Olha eu aqui de volta.
    Você que gosta de trilhas, fizemos duas viagens onde curtimos diversas trilhas:
    . MG - Conceição de Ibitipoca: fica no sul de Minas, é uma vila que pertence à cidade de Lima Duarte. Um local repleto de cachoeiras, onde a mais conhecida é a Janela do Céu. Após 8km de trilha você chega no alto de uma cachoeira com uma vista magnífica.
    . RG - Ilha Grande: pertence à Angra dos Reis e fica a 30km de lá. Conhece? Não é possível entrar com nenhum veículo motorizado, então você imagina que lugar ímpar! Passamos 5 dias e fizemos 5 trilhas, a pé e de bike. Procura pelas fotos que descreverão muito melhor que qualquer palavra.

    Ótimo 2014 para você e vamos combinar uma caminhada pela mata nesse ano, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Iae Rubens, tranquilo? Um prazer tê-lo de volta aqui, e com duas dicas de peso, já coloquei na lista quem sabe um dia eu possa visitar, eu vi umas fotos os lugares são belíssimos.
    Tenha um ótimo ano e vamos trilhar sim, combinaremos algo em breve.
    Abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  9. na quinta foto vc foi pra qual lado direito ou esquerdo ?? se pego a estrada desde rio grande da serra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conforme foi mencionado no relato eu peguei à esquerda. Tem um ônibus que sai da estação Rio Grande da Serra em direção á Paranapiaca, nesse dia eu preferi ir à pé até o inicio da trilha.

      Excluir
  10. Olaaa... fui nessa cachoeira á alguns domingos atras... mto lindo o lugar...
    Eu entrei com um g meu pra fazer essa trilha ja esta quase de noite!... kkkkkk'

    ResponderExcluir
  11. lugar loco estive la hoje muito bom apesar de nao ter saido sol

    ResponderExcluir
  12. Estão proibindo a entrada por essas trilhas. Querendo obrigar a contratar guias que conhecem a região menos do que nós, para nos levar a trilhas ridiculas. #mafia

    ResponderExcluir
  13. Está cachoeira e boa,eu fui de bike com os cunhados espero descer até Cubatão nesta mesma cachoeira.A Adriano supertramp

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe como está por lá, fiquei sabendo em fevereiro deste ano que ela estava bloqueada por conta de contenções ambientais, procede? Estou querendo ir amanhã....Luis Tiago Crukovic

    ResponderExcluir
  15. ola vc acha que da pra fazer a trilha sem guia ?

    ResponderExcluir
  16. ola, gostaria de saber, da pra fazer a trilha sem um guia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laisa. desculpa a demora na resposta. então se caso vc quiser contratar um guia pode ser bom até pra não se perder na mata, mas dá pra ir sim sem guia colhendo bastante infos e olhando os mapas dessa trilha na net.

      Excluir
  17. Quando vc chegou no rio vc subiu ou desceu a margem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na foto 16 mostra o caminho da continuação trilha, sentido descendo pela margem.

      Excluir
  18. Dps q vc chegou no rio vc subiu ou desceu a margem ?

    ResponderExcluir
  19. Você conhece a ponta do diabo que dizem ter ai?

    ResponderExcluir
  20. boa noite eu estou tentanto ir esse final de semana alguma dica e facil chegar no lago e a cachoeira encantada fica a quantos minutos depois do lago ? obrigado desde ja

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...