terça-feira, 7 de agosto de 2018

Morro da Cruz em São Francisco do Sul + Mirante de Joinville - SC

Vou fazer um breve relato da minha ida à São Francisco do Sul em visita aos meus primamigos que se mudaram pra lá a pelo menos 4 anos. E eu como uns do que não tinha colado pra lá, essa foi a hora. Mesmo com as férias fracionada, foi possível passar uma semana na casa dos meus primos, pra matar a saudade e poder comemorar dois aniversários, o do Gulão e da Guria. Foi show! Só tenho a agradecer a recepção! No caso já cheguei no dia de um baita churrascão que fazia tempo que não colava. 

São Francisco do Sul fica em Santa Catarina e é a mais antiga desse estado. Região litorânea, então possui praias, porém não visitei as praias e vou relatar a ida ao pico da cruz e no aniversário da Guria fomos pro Mirante de Joinville.

Morro da Cruz e a projeção da consciência ou vice-versa

...Tento respirar andando em busca de terra
Mais que a terra quero a serra
Que com mais terra berra
Pra que tornemos a ela...
(Astralização - Casa das Máquinas)

Enquanto digito, os meus ouvidos estão no álbum Lar de Maravilhas, por isso já não sei se a projeção da consciência veio antes ou depois, eu também não quero que reflita no meu rosto, sombras, cinzas ou impurezas desse ar cinza que é o de São Paulo. O escape do corpo físico pode ajudar a ver o mundo de outra perspectiva, sem antes olhar pra si mesmo. Assim, as vezes o que vale é acertar o ângulo correto para poder apreciar os aspectos naturais, mesmo que seja por tempo determinado, ainda. O vale verde, ou os reflexos da lua, ou o reflexo ativo do sol. 

O plano inicial era ir pra praia de bicicleta, mas no meio do caminho decidimos dar uma passada no Morro da Cruz. Pra subir a trilha, que dura por volta de 30 minutos, as bikes foram nas mãos, mas foi tudo tranquilo. No role estava eu e o Fepa. Depois decidimos continuar até a praia, mas no meio do caminho já não aguentava mais, talvez não pela quilometragem, foi mais o banco que não me adaptei e fiquei com dores. Isso já era umas 17h20. E o sol quase se pondo.

O Morro da Cruz pode ser conhecido como Morro do Pão de Açúcar sendo o pico mais alto de São Francisco, contando com 150 metros de altitude. Do cume se avista o litoral, a cidade e no horizonte outros municípios. De trilha fácil e pode ser feita por n faixa etária. Vale colar!

Lado do Centro Histórico

de boas no pico

fim de tarde na praia Paulas

Olha o pico lá


Mirante de Joinville e o dia do bolo!

Neste dia fomos comemorar o niver da dona Helenir lá em Joinville pra na volta cantar os parabéns numa confraternização bacana.

Situado na rua Pastor Guilherme Rau, o pico pode ser acessado de ônibus ou a pé. Fomos de ônibus e custou R$4,00. O trajeto foi rápido, não mais de 15 minutos.  Lá de cima se tem uma visão de 360º da cidade e com uma altitude de 250 metros. Na entrada do parque tem uma Zoobotânica e ambos atrativos são gratuitos. Um programa legal pra fazer em família, ou para se exercitar ou para levar a criançada. Passeio daora!

nóis no mirante

No Expoville, Gulão, Guria, Carla

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...