terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Pico da Esplanada em Biritiba Mirim - SP

Pico da Esplanada em Biritiba Mirim - SP
10-01-2019

No Pico da Esplanada observando o Pico Garrafão

Aquele café da manhã na barraquinha do largo treze pra começar o dia bem alimentado e abastecer a mochila com alguns lanches rápidos para trilha. Já são 04h40, assim sigo numa manhã de 10 de janeiro rumo ao metrô. O caminho a ser traçado é um que já passa a ser feito muitas vezes, cujo destino é o bairro Manoel Ferreira em Biritiba Mirim, e lógico que tenho que ir pela Estação Estudantes da CPTM, linha 11, pois é de lá que embarco no bus pra Manoel Ferreira (E392, R$4,10). Pra mim tem em média de umas 3 horas e meia de viagem. E bora lá.

"Vou te escutar,
Nas finas antenas de metal,
Vou ver teus desenhos no jornal,
Um rosto distante se apagando
No meio da multidão."

Na mochila eu tenho o básico, um kit simples de primeiros socorros, 2 litros de água, um livro, roupa reserva pra volta, frutas, lanches, uma lanterna e acho que só. De fato, muita disposição misturada com uma certa ansiedade, pois o rolê seria num pico inédito pra mim, o Pico da Esplanada (1050m. Alt).

A ansiedade que pode ser designada como receio é justamente por não saber ao certo se a trilha está sendo frequentada, ou seja, as vezes trilha em desuso pode aumentar as chances de vara mato ou de ter mais peçonhentos tipo cobra na frente. Lógico, tenho que ser sensato e me lembrar de que o intruso ou visitante ali sou eu, por isso logo recomponho a mente pra trilhar no máximo cuidado.

Mais uma vez vou indicar o blog do Augusto do Trilhas e trips, pois segui seu post pra fazer essa caminhada. Sou sempre grato. https://trilhasetrips.blogspot.com/2016/06/relato-picos-da-esplanada-e-itapanhau.html

"Biritiba mirim é um município que faz parte da região metropolitana de São Paulo, faz divisa com Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis e Bertioga. Possui algumas plantações do que me pareceu ser legumes e vegetais, e faz sentido devido sua localização mais próxima de grandes centros urbanos. Sendo assim, o transporte pode ser mais rápido, já que este tipo de alimento perece mais facilmente. Este cenário é mais retratado do que eu vi no Bairro Manoel Ferreira, com seu ar bem tranquilo, chão de terra interiorano, uma adutora perpassando seu território, alguns picos para se aventurar e contemplar vistas da Serra do Mar, etc."

São 08h45 e então começo minha caminhada sob um sol alegre e agradável, algumas raras nuvens passeiam em meio ao céu azul, ainda se paira um tempo fresco, mas que com o andar do tempo o calor viria forte fazendo escorrer diversos pingos de suor dessa face caminhante. O inicio da caminhada se dá na Estrada da Adutora com um muro bege à esquerda, logo depois já aparece os dutos e chega-se então numa escola. Menos de 25 minutos chega a primeira bifurcação e tomo a direita passando por debaixo do duto, sem erro. Prossigo determinado a queimar umas calorias, de repente passa um rapaz de carro e me da uma carona de aproximados 2km, salvou! Já fiquei pertinho do Rancho da Dona Maria que é um ponto de referência. Mas antes de chegar ao Rancho tem uma bifurcação à esquerda, (apresentado na foto 2 abaixo).

Tomo uma tubaína na Dona Maria, aviso que vou para Esplanada e logo sigo a andada. Em 7 minutos chego noutra bifurcação e vou pela esquerda (foto3), pois na direita segue para a pedra do sapo, que foi meu rolê de dois dias anteriores. Mais a frente passo debaixo da adutora novamente e logo veio outra bifurcação na qual segui à direita, ainda na principal (foto4). A pernada se torna plana de novo, numa estrada que pouco se usa, e por vezes as plantações de eucaliptos promovem um pouco de sombra. Outro ponto de referência é a bica da água, que chego em 30 minutos desde a ultima bifurcação. Agora mais perto do inicio da trilha, prossigo mais 15 minutos e eis que chega a placa da Suzano (foto6). O único carro que vejo depois do rancho é o da Eletropaulo, pois estavam colocando alguns fios mais grossos nos postes, mas sem instalá-los ainda. Acredito então que vão expandir o acesso a energia daquela região.

Confiro o relato que eu tenho em mãos, já citado acima, e observo mais informações para iniciar a trilha. A trilha pode ser dividida em pelo menos duas partes: sob as plantações de eucalipto e sob mata mais fechada. Eu demoro uns 35 minutos na trilha de eucaliptos, pois ela está com muitas folhas e galhos no caminho e então prefiro seguir na cautela, mas quando chega na mata fechada a trilha fica bem demarcada e mais fácil e nítida de se palmilhar. Logo apareceu um riacho e uma bifurcação à esquerda (foto8), a unica da trilha toda, e à direita leva para a estrada que sobe o Pico do Itapanhaú. Daqui bastou menos de 20 minutos numa boa pra que eu ascendesse no topo do morro. É preciso ainda atravessar a crista para chegar no visual completo, onde se tem o Pico do Garrafão ao lado. Parte da missão cumprida! 

Fico muito contente com a empreitada, quando se conhece o desconhecido sempre traz uma sensação de se conhecer algo, na maioria das vezes um sentimento bom. É hora então de algumas fotos e de reabastecer o corpo com o que eu tenho na mochila. Aqui vai um comentário que não deveria faltar com relação a impressão que tive do pico, que foi o fato de se ter sombras para contemplar o visual e descansar numa tranquila. Assim se fez meu momento de lanche.

Na volta faço o mesmo caminho, agora bem mais rápido. Ao chegar na estrada já coloco um som pra ouvir no fone e os passos vão firmes levantando o pó da estrada, na dona Maria mais uma pausa e sigo então numa estilingada, já quase no bairro Manoel Ferreira acompanho um senhor de muletas, super gente boa e receptivo, mora lá a décadas e me convidou pra pescar numa outra vez. Quem sabe um dia!!! 

À noite eu iria trabalhar ainda, mas que nada de cansaço e sim um reanimo na vida. Embarquei rumo a Estação Estudantes no ônibus das 14h35! Nem sempre pode-se atrair pessoas sendo o que se é. Daí preferem acompanhar as tendências de uma sociedade doente. Daí optam por se anularem para agradar outrem. Eu mesmo só faço a minha, não me iludo com o que venha a dar certo, até porque também distorço os valores. Ah sei lá, as vezes escrevo nada com nada mesmo, que nem tem a ver com o rolê em si rs. 

Até a próxima! 

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:

Inicio da caminhada!

Bifurcação à esquerda

Seguir à esquerda

Bifurcação à direita

Ponto de água

Inicio da trilha

saída dos eucaliptos para a mata

riacho e seguir à esquerda

Torre Itapanhaú

no topo!

pico do garrafão ao lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...