terça-feira, 22 de outubro de 2019

Pedal de Franco da Rocha até Mairiporã + Paq. Juquery + Cachoeira Caceia

15/09/2019

Sabe aquela previsão do tempo dizendo que o fim de semana será quente? Foi essa mesmo que nos deparamos antes de pensar nesse role de bike. Partimos da Estação de trem da CPTM Franco da Rocha e fomos até Mairiporã passando pelo Parque Estadual do Juquery e Cachoeira Caceia, era um domingão ensolarado de 15 de setembro de 2019. No ciclismo eu e Daniel, os pebas com disposição e que por vezes não curtem a sala de jantar pra nascer e morrer apenas.

1ª parada: Cachoeira Quarta da Colônia

Talvez pra quem já é mais acostumado com pedaladas esse roteiro se encaixa como uma categoria de muito suave, acredito que é de fato suave pra maioria que queira fazer, vale a pena. Aproveitamos que de domingo se pode carregar as bikes nos trens durante todo o dia, então essa já foi a deixa pra desembarcamos em Franco da Rocha. Nos trombamos bem cedo na estação Luz pra antes das 08h00 já estarmos pedalando numa boa. No total foram 52 km de rolê, vide o trajeto gravado no wikiloc (aqui).

Então, com tudo preparado, demos início à nossa pedalada matinal, na mochila tinha o básico pra qualquer pedal: algumas ferramentas, câmera reserva, remendos, uma bomba de ar portátil, capacete, lanterna, alimentação, água, uma caixinha de som, etc.

Numa playlist de tirar o fôlego, o destaque foi para o novo álbum do Thiago Elniño – Pedras, Flechas,Lanças, Espadas e Espelhos, Daniel deu play no som e assim seguimos rumo à rodovia Pref. Luiz Salomão Chammas que fica perto da estação Franco da Rocha, já sabíamos que ao chegarmos nessa rodovia que liga até Mairiporã, não teria mais erro, era então só nos atentarmos na quilometragem das atrações. A primeira foi no km 45, uma saída à esquerda que leva à cachoeira da Quarta Colônia. ”Um caminho de terra batida, delimitado na direita por um muro extenso e à esquerda se vê o bairro morro acima. Logo veio uma subida curta e uma bifurcação à esquerda pra já sair no posto da Sabesp. A trilha se inicia virando à esquerda, próximo do portão da Sabesp, bem fácil. E em menos de 3 minutos já avistamos a grande queda num lugar um pouco "sinistro".

Opa, então logo sem muita pedalada o primeiro atrativo de bem fácil acesso, porém contém o ônus devido a isso – um pouco sujo, mas já começamos a curtir ali mesmo, algumas fotos, um pouco de reconhecimento do local e assim abrimos um vinho que Daniel havia levado, aliás ele veio super organizado pra esse rolê, devo essa pois além de eu ter ido virado de um churras, ainda não organizei bem algumas coisas. Mas seguimos...

Logo voltamos pra Rodovia do Governo (023), a mesma que havíamos deixado km45, e só mais uns km à frente e já avistamos a portaria do Parque Estadual Juquery. O parque conta com diversos atrativos como Trilha Ovo da Pata, Trilha dos Lagos, Trilha da Arvore Solitária (essa que seguimos). A trilha para bikes é bem sinalizada, tem trechos de downhill, então é bom ter o pneu certo pra trilha em terra batida. Bom, aqui no blog já tenho alguns relatos sobre esse parque e deixarei os links com maiores detalhes.

Feita a primeira parte da pedalada, saímos do parque rumo à Mairiporã. O tempo estava agradável, a sensação de felicidade era nítida. Poxa, muito bom pedalar ainda mais quando o local respeita as bikes, fato bem observado por Daniel que já tem o costume de pedalar de milianos e ali ele percebeu o maior respeito, legal isso.

A represa passou a nos acompanhar nas margens, sendo a maioria na margem esquerda enquanto seguíamos pelo acostamento da direita, tendo como referência a ida pra Mairiporã. Sem muitas subidas e nem descidas, eis que lá pro meio-dia chegamos no terminal do ônibus no centro de Mairiporã. Foi aí que pedi um tempo pra cochilar já que nem havia dormido, um erro meu que quase pus a continuidade do rolê por água abaixo, mas Daniel insistiu e assim prosseguimos, um pouco perdidos de início, mas no fim achamos a cachoeira após pedalar cautelosamente pela estrada de terra. Vale lembrar que o wilikoc que ele gravou tá disponível. É só seguir e em acrescimento tem umas fotos e esse relato.

Lá na cachu tinha gente demais, a entrada continua livre e acredito que o dono vende algumas coisas pra beber e comer, que tinha alguém vendendo era fato, não sei se era o dono. Nós, como bons Pebas, demos início à nossa farofada também. No cardápio um saboroso Macarrão com milho e linguiça, coisa fina e feita na hora. Só agradece ao parsa.

Na volta, e eu já morto de cansaço, mesmo tendo cochilado, continuamos pela estrada de terra sem nem voltar para o centro de Mairiporã. Foi bemm mais rápido a volta, então pra quem não deseja ir até Mairiporã e queira ir até a cachoeira Caceia, pode pegar essa Estrada da Caceia depois do Parque Juquery à esquerda, e vai que vai!!!

Pé de natureza, pede bike também! Tmj.

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Fotos:
queda 4ª colonia -
chegando no parque Juquery

colem nesse parque

queda abaixo da trilha arvore solitária

o pico lá no fundo

Cachoeira Caceia - farofando de leves

finalizando o pião!

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza!