quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Pedal Anchieta 2019 + Praia Grande até Bertioga

O direito de ir e vir de São Paulo até o litoral foi consolidado mais uma vez no dia 1 de dezembro de 2019. Lógico que é fruto de uma longa luta na base do diálogo que cicloativistas organizados em comitê cobram do Estado para que se faça valer a lei da Rota Márcia Prado. Como não estou totalmente inteirado com as pautas, cabe a mim apenas citar o pouco que sei.

Foi a primeira vez que participei do Pedal Anchieta e estava com meu primo Fepa nesse passeio mágico e libertador. A bike realmente nos remete muito à liberdade, aos bons sentidos do corpo e da mente. E ao estarmos reunidos com milhares de outras pessoas de bike, a sensação de pertencimento é maior, e transborda esperança para dias futuros com mais bikes e também estruturas na cidade para tal. Além de acreditar que se pode pedalar respeitando e sendo respeitado.

Por vezes a bicicleta se assemelha muito com a própria vida, pois, em ambas, para se manter o equilíbrio é necessário estar em movimento.

No planejamento, para aproveitar a descida pra Santos, eu pensei em seguir mais uns dias pedalando até Caraguatatuba, lógico que parando em diversas praias desde Guarujá, Bertioga, Barra do Una, Boiçucanga,  etc. Porém, abortei a missão já no dia do pedal.

Eram 05:30 do dia 01 quando segui para a casa do Fepa, até então eu estava com toda a bagagem pra uma cicloviagem, mas os problemas vieram um atrás do outro. Primeiro perdi o freio de trás, depois meu pneu de trás murchou repentinamente e tava me sentindo pesado demais. Sendo assim, decidi deixar as tralhas na casa do Fepa e seguir pra fazer somente o Pedal Anchieta.

Saímos umas 06h00 do Grajaú sentido a balsa da represa billings seguindo pela Av Dona Belmira Marin.  Atravessamos a primeira balsa e pedalamos até a passagem do rodoanel Mario Covas, fica antes da segunda balsa. Lá já tinha um grupo de ciclistas se preparando, nós já seguimos direto numa boa. Tínhamos que pedalar em torno de 10km até a saída para a rodovia Anchieta, e assim se fez. Fizemos uma parada para o Fepa trocar a câmara de trás, mas foi tudo tranquilo.

Cruzamos na Anchieta por volta do km35 se não me engano e pudemos já acompanhar a multidão ciclística. O tempo tava bom, um sol quente, mas com uma temperatura não muito alta. Pegamos uns trechinhos de subida leve mas constante. Em algumas partes se tinha um certo congestionamento e ao chegar na descida da serra houve uma pausa para descer em comboio, então os veículos da PM controlavam a velocidade.

No geral não vi acidentes, porém fiquei sabendo que ocorreram alguns. Eu apenas imaginava que algo poderia acontecer, pois alguns ciclistas passavam muito rápido costurando na pista. Com isso, o risco de acidentes aumenta, todos os vídeos de acidentes que vi circulando na net foram nessa situação.

Já próximo do porto de Santos, fizemos uma pausa, eu estava exausto e com dor de cabeça, fiquei muito vidrado nas bagagens antes de sair de casa que não me atentei a um bom café da manhã e nem fazer um lanchinho pro pedal. Deitei no gramado e logo continuamos penando até a rodoviária de santos. Antes tinha uma van de apoio que nos entregou banana e água. Salvou!

Depois tirei até um cochilo na praça após ter feito um lanche e assim seguimos pra praia grande, trombar outros primos, a Bruna e o Ítalo. Foram mais 13km até a Aviação pra então passarmos uma tarde maravilhosa na praia. Nos empolgamos tanto que perdemos o último busão pra sp. No entanto, fomos passar a noite no hostel Valdemar. Mais 8km da rodoviária até o hostel.

Impagável essa vivência!!!

Dia seguinte, uma garoinha pairava Praia Grande e por volta de 12h30 deixamos o hostel pra procurar um lugar para almoçar. Fomos num self-serviçe e lá que Fepa deu uma ideia ótima, a de pedalar até Bertioga e de lá pegar um ônibus para Mogi das Cruzes. A garoa já tinha cessado, a disposição tava a mil. Por que não? Rsrs.

Digestão feita e pedal que começa. Continuamos numa boa pela ciclovia da praia grande, após boqueirão pegamos à esquerda para acessar a pista expressa e assim seguir até São Vicente.

Logo depois veio Santos e uma parada breve pra tomar uma água de coco. Adiante, fomos até a balsa que faz a travessia para Guarujá. A partir de então a ciclovia ficou mais cheia, mas aos poucos as pessoas foram pro seus destino e nós seguimos pela ciclovia até a Praia da Enseada e continuamos um pedal bem bacana, o mar sempre na nossa direita.

Ao avistarmos as placas de Praia Pernambuco e Praia Perequê, demos uma guinada pra esquerda e demos de encontro com a estrada que nos levaria até a balsa de bertioga. Foram uns 15km até chegar à balsa, a estrada tinha um ambiente muito bom, sem muito fluxo e poucos desníveis. Paramos no Bar da Bica Brasil no km13 e lá tomamos água da bica, algumas brejas e pedimos uma porção de ostras. Primeira vez que comi e achei muito bom.

Já estava escurecendo quando saímos do bar, mas o pedal continuou fluindo numa leveza imensa. Indescritível. Já era noite quando bem contentes e satisfeitos com o rolê fizemos a travessia pra Bertioga. Show!!!

Balsa de Guarujá até Bertioga!

Pra voltar pegamos um ónibus até Mogi da Cruzes, R$26,00, não aceitam cartão na breda. Pagamento só em dinheiro e assim embarcamos as 20h00 rumo sp.

Se valeu a pena? Vish, palavras não descrevem rs. Saiu bem melhor do que eu havia planejado, enfim é necessário estar flexivel para improvisos e inclusive nos roteiros, pois o importante é estar bem e em movimento!!!