sábado, 15 de julho de 2023

Praias de Lopes Mendes e Santo Antônio, Ilha Grande -Parte 2

Parte 2 - Ilha Grande -  Angra dos Reis, RJ - Praias Julia, Palmas, Mangue, Pouso, Santo Antônio e Lopes Mendes.

Ver parte 1 para ver o Roteiro, dicas do Hostel, do Transporte até Angra e Barca CCR até Vila de Abraão.

Parte 1 - Ilha Grande + Ilha Gipóia, Angra dos Reis – RJ

http://pedenatureza.blogspot.com/2023/07/ilha-grande-ilha-gipoia-angra-dos-reis.html

Praia Santo Antônio, Ilha Grande, RJ.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Dia 2

Descansei bastante na noite anterior, fui deitar cedo na confortável cama do Hostel Refúgio, organizei as últimas coisas pela net, vi um pouco do trajeto e parti rumo à Praia de Lopes Mendes.

Desci o caminho até a Praia de Abraão e segui sentido sua ponta direita. Lá já se inicia a trilha, e já em poucos metros se tem uma bifurcação, à esquerda tem a Praia da Júlia e, à direita, segue-se para Palmas.

Mirante Caminho Palmas
Praia de Palmas, Ilha Grande


A trilha permanece bem demarcada e após alguns minutos cheguei no Mirante do Caminho de Palmas. Confesso que não é tão tranquilo assim a trilha, digo isso no quesito esforço na subida. Exige-se um certo fôlego. Nisso, logo percebi que eu deveria ter saído bem mais cedo, pois a cadência da trilha tinha que ser numa boa. Eu tinha saído do Hostel lá pelas 09h40, tarde deveras.

O visual do Mirante é lindo demais, o dia estava ensolarado e o céu limpo. Continuei até Palmas sendo que nesse momento a duração de trilha já estava em 1h30.

Praia do Mangue

Praia do Pouso

Palmas é mais uma Praia muito bela da Ilha Grande, estava bem vazia, apenas alguns trilheiros andavam em sua faixa de areia, onde todos puderam contemplar o mar azulado à esquerda. Logo no início da faixa de areia, tinha uma representante do Taxi Boat vendendo a viagem de volta desde a Praia do Pouso. A vendedora me relembrou sobre o tempo ainda restante de trilha e me convenceu a comprar a volta a partir da Praia do Pouso e assim eu poderia aproveitar mais tempo das Praias, ainda levando em consideração que eu havia saído tarde. Paguei R$40 reais. Um pouco mais adiante, parei numa Lanchonete Morango, comprei um lanche e aproveitei e tomei uma gelada - oras, uma apenas não atrapalharia em nada, rs!

Praia Santo Antônio

Praia Santo Antônio

Seguindo por uma trilha bem demarcada, avistando até um macaquinhos, em 40 minutos cheguei na Praia do Pouso, passando um pouco antes pela Praia do Mangue. Do Pouso até Lopes Mendes duraria uns 30 minutos. Na continuação da trilha já tinha o pessoal dos Barco Taxis oferendo serviços e aguardando a galera voltar.

Praia Santo Antônio

Praia Santo Antônio

Antes, eu passei na Praia de Santo Antônio, pra então eu me deslumbrar de vez com Ilha Grande. Que Praia sensacional! Ela estava vazia, apenas algumas pessoas tomavam sol num início de tarde favorável por demais. Bati algumas fotos e subi numa rocha e fiquei contemplando aquele pedaço do Paraíso numa boa. Sua água limpa e azulada dá o tom magnifico do rolê e deixa registrado que vale a pena o esforço da trilha. De lá avista-se também um pouco de Lopes Mendes, bem na sua extremidade esquerda.

Praia Santo Antônio

Praia Santo Antônio

Depois de passar uma hora em Santo Antônio, voltei até a bifurcação e agora segui para Lopes Mendes, enfim. Outro lugar esplendido! Realmente é tudo o que dizem e mais um pouco. Logo arrumei um canto na sombra e parti então pra tomar um merecido banho de praia. Parecia uma piscina, só que com pequenas ondas. Água rasa e transparente; e tudo rodeado pela vegetação verde da região - 3km de extensão. Cenário de filme. Comprei também umas brejas e caminhei pela praia. Que dia legal foi esse!

Lopes Mendes

Lopes Mendes

Lopes Mendes

Lopes Mendes

Lopes Mendes

Lopes Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...