segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Urubu Estudante de Suzano




O Urubu Estudante de Suzano

"...Camiranga urubu mestre do vento
Urubu caçador mestre do ar
Urutau cantando num lamento
Pra lua redonda navegar..."
(trecho da música O Boto de Tom Jobim)

Quando estive na pedra dos estudantes em Suzano, enquanto estava sentado no topo da pedra admirando a vista, recebi a visita de uma ave, não exatamente do meu lado mas na pedra vizinha da que eu tava, uma ave tida como nojenta, não é por menos é necrófaga, se alimenta de carniça ou de animais já em decomposição e mais nojenta ainda porque defeca e urina em sua própria pata para a dissipar calor do seu corpo.

Confesso que fiquei encabulado, até pela falta de conhecimento sobre ave e também pelo que eu pouco conhecia, o fato dela comer carniça. Também pensei, "quem come carne podre, come carne fresca", de fato come, o Urubu come carne fresca também, mas como é digamos que uma ave oportunista, ou seja, o urubu não caça, prefere atacar a presa na certeza que a mesma esteja moribunda. O urubu fica rondando em média uma hora antes do ataque, para ter certeza que não há perigo.

Eu logo levantei e mostrei que tava vivo kkk, fiquei olhando um bom tempo pro urubu e ele não se intimidou, na verdade era eu quem tava meio intimidado rsrs, mas vi que era simpático, percebi que urubu não anda ele pula, pois suas patas são achatadas, e o urubu não caça porque suas garras são fracas.

O urubu tem sua importância no ambiente, enquanto come a carne de animais mortos evita assim a difusão de uma serie epidemias, mas sempre fica a pergunta: como os urubus conseguem comer comida estragada? Isso é possível graças ao potente suco gástrico secretado por seu estômago e além disso, acredita-se que os anticorpos de seu sistema imunológico fazem com que ele seja imune a doenças que atingiriam os humanos se resolvessem adotar esse cardápio indigesto.

Enfim, se algum urubu ficar rondando, ou pousar próxima a você, provavelmente o problema não é com você... e ser tiver numa pedra alta o urubu pode estar fazendo a segurança dos ovos depositados pela fêmea.

Para saber mais:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-urubus-conseguem-comer-carne-podre
http://www.infoescola.com/aves/urubu/
http://super.abril.com.br/mundo-animal/urubu-novo-patinho-feio-436567.shtml

O Bôto - Antonio Carlos Jobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...