quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cachoeira Porteira Preta - Salesópolis - SP

Salesópolis é um município da região metropolitana de São Paulo, localizado no extremo leste, possui diversos atrativos, e boa parte da região tem proteção aos mananciais, é em Salesópolis que se encontra as nascentes do Tiete.
Nessa caminhada eu fui visitar a cachoeira da Porteira Preta que se situa no km 105 da Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura e passei pela Senzala no km 103, depois de ter desembarcado no km 99 (trevo Estrada Petrobras).
Ônibus: 311 DV1 Mogi das Cruzes x Salesópolis

No rolê:
Preparado pra mais uma caminhada, não no meio do mato mas em estrada, caminhada de boa totalizando 12km ida e volta. roteiro bem simples direto pra cachoeira passando pela senzala. A senzala é uma construção de pau a pique. onde se comercializava escravos, foi mantida dentro do possível a originalidade do local.

A rodovia Prof Alfredo Rolim (SP-88) dá de encontro com a tamoios, permitindo o acesso para as praias como a de Caraguatatuba. O que mais se passava na estrada era caminhão carregado de madeira, em todo o trajeto se avista muitos eucaliptos, onde me fez crer que isso é um grande negocio por lá. Do km 91 ao 94 o reservatório Paraitinga aparece na margem esquerda da estrada sentido centro, tinha alguns pescadores curtindo e pescando por lá.

A cachoeira da porteira é bem da hora, andando por uma trilha atravessando a pontezinha se chega na cachoeira da velha. Tem uma lanchonete no local que fica aberta aos sábados, domingos e feriados e é tudo bem sinalizado. Quem for pra região vale a pena visitar pra relaxar e se banhar.

Como disse Salesópolis tem bastante coisa pra visitar, quem sabe numa próxima dê para fazer um roteiro mais dinâmico com acampamento e tudo.

Até +

*dia24/04/2016 - NOS COMENTÁRIOS TEM MAIS INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES 
Fotos:

57 comentários:

  1. Roberto.
    Blz ? Eu fiquei curioso como vc descobre esses lugares. Como vc elabora o lugar q vai visitar? Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, basicamente, eu sigo relatos de outras pessoas,e em alguns casos eu vejo uma cidade que dê pra eu chegar de ônibus EMTU ou trem e pesquiso o que fazer na cidade. Mas a maioria busco informações no fórum mochileiros.com, recomendo. abraço.

      Excluir
    2. Carlos tem como ir de carro tem lugar para estacionar ?

      Excluir
  2. A entrada para essa cachoeira é paga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo, a entrada é franca, a não ser em dias de eventos especiais. Funciona sábados, domingos e feriados das 9:00h as 18:00h.

      Excluir
    2. Hoje tem que pagar R$ 5,00 e fecha as 17h

      Excluir
    3. Hoje tem que pagar R$ 5,00 e fecha as 17 h

      Excluir
  3. Gostaria muito de conhecer o local agora após a virada de ano, sou daqui de Suzano, e gostaria de saber qual onibus podemos tomar, e após descer do onibus se anda muito até chegar a cachoeira?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vcs podem tomar o ônibus 311 DV1 Mogi das Cruzes x Salesópolis, descer no final e caminhar 6 km.pela rodovia Prof Alfredo Rolim (SP-88).
      Abraço.

      Excluir
    2. estive segunda de carnaval de 2014 e o estacionamento paga carro 5reais e pessoa a pé 3reais e o nível de água esta bem baixo pra criança pequena e excelente passeio adorei

      Excluir
    3. Sera que é perigoso pra uma menina fazer esta caminhada de 12 km sozinha?

      Excluir
    4. Olá Cristiane, tudo bem?
      Qndo fui eu achei um lugar tranquilo, mas se quiser é bom dar uma navegada pelo google maps pra vc ver o que acha.
      segue o link do portão da porteira: https://goo.gl/maps/dF6tKXcf8uE2

      abraço!

      Excluir
  4. Ola... carlos, descendo do onibus de mogi salesopolis, tem algum q vai para a porteira preta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, não tem ônibus direto até a cachoeira, pelo menos não que eu saiba. Bom, a pé dá um pouco mais que uma hora.

      Excluir
  5. Olá tudo bem? gostaria de saber se de Suzano tem ônibus que passa próximo a essa cachoeira, ou qual a melhor forma de chegar até ela de emtu , obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, de suzano vc poderá ir até Mogi da Cruzes e na AV VOL.FERNANDO PINHEIRO FRANCO (PC.IMIGRANTE JAPONES) embarcar no ônibus emtu 311 dv1 SALESOPOLIS (TREVO DA PETROBRAS) - segue o link da linha http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss
      Bom passeio.

      Excluir
    2. Cara tudo bem?? Será que da pra acampar ⛺ por esta região?? Vlw😊

      Excluir
    3. David, desconheço local pra acampamento no local. Abs.

      Excluir
  6. Bom dia galera... semana passada estava nessa cachoeira... ela fica dois kilometros antes da nascente do tiete.... e esse sitio de porteira preta esta fechado.... mas logo a frente tem uma outra.... deve ser uns 10 minutinhoss a mais de caminhada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gostaria de saber qual é o sitio mais próximo da cachoeira porteira preta ? e também gostaria de saber si tem pousada para passar o fim de semana?e qual é a mais barata?

      Excluir
    2. Olá eu gostaria de saber qual é a pousada mais próxima da cachoeira porteira preta ?e a mais barata?para passar o fim de semana..

      Excluir
    3. Olá Jaquelinne, como eu fui e voltei no mesmo dia, não saberei informar sobre pousadas, foi mal.

      Excluir
  7. ola, queria saber se consigo ir ate a cachoeira de carro, ou moto, ou somente a pé que dá acesso. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, consegue sim,é de fácil acesso, no km 105 da Alfredo Rolim (SP-88)

      Excluir
  8. olá, vendo o local pela foto gostei muito, como faço para chegar até ai indo por Santa Branca de carro e se não tem como ir a cachoeira no meio de semana para fazer um churrasco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc terá que pegar a SP-077 Rodovia Manoel L. Souza, não sei se é o mais perto mas chega, e ao chegar em Salesópolis atravessar o centro e seguir mais 6km pela Sp-088. Até onde eu sei no meio de semana é fechado, mas toda informação aqui é passivel de mudança, até pq é apenas um relato de quando eu fui.

      Excluir
    2. la não pode churrasco nem PIC nic.

      Excluir
  9. Você sabe dizer se lá pode fazer churrasco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lá não pode fazer churrasco, mas tem uma lanchonete no local.

      Excluir
  10. Olá bom dia gostaria de saber se há alguma informação que mostra a entrada da trilha para a cachoeira vou com a família 1 vez.estou ansiosa e com um pouco de medo de nos perdemos. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá bom dia. Gostaria de saber se há alguma informação sobre a entrada da trilha para a cachoeira. Vou com a família estou ansiosa e com medo de nos perdemos 1 vez.pode me ajudar.muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cachoeira fica dentro de um estabelecimento no km 105 da Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (sp88). Não tem trilha até cachoeira se chegou na porteira é bem fácil de ir. Abs.

      Excluir
  12. Ola Carlos rocha...

    Sou de Poá , e queria saber de algum lugar qe eu possa acampar sem pagar camping , queria tipo cacheira ou riacho qe deu pra beber a agua ! Sabe me informa algum nesse estilo ?

    ResponderExcluir
  13. Meu nome tanya por favor me indiquem uma pousadinha barata pra passar o final de semana perto da cachoeira eo endereço por favor nao encontrei nem uma por favor


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo q pesquisei, as pousadinhas ou hostel ficam mais ou menos 7km da cachoeira!

      Excluir
    2. Pousadas ou Hostel mais ou menos a 7km da cachoeira, em minha pesquisa.

      Excluir
  14. Boa noite Carlos... tudo bem?
    Quero ir la de carro. Como faço para chegar la pelo caminho mais fácil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, td bem?
      A cachoeira fica no km 105 da Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (sp88). O local é propriedade particular e é necessário pagar uma taxa pra adentrar na cachoeira. Abs.

      Excluir
  15. Como faço para chegar la pelo caminho mais fácil?

    ResponderExcluir
  16. Fica muito longe de Biritiba mirim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazzy.
      A cachoeira fica no km 105 da Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (sp88). O local é propriedade particular e é necessário pagar uma taxa pra adentrar na cachoeira. Abs.

      Excluir
  17. Oi posso ir de carro até a cachoeira? Sabe me dizer se os valores na lanchonete são acessíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ir de carro sim. Com relação ao valor não tenho nada atualizado, mas acredito que deva ser acessível sim.

      Excluir
  18. Oi da pra ir de carro até a cachoeira, sabe se os valores na lanchonete são muito altos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ir de carro sim. Com relação ao valor não tenho nada atualizado, mas acredito que deva ser acessível sim.

      Excluir
  19. Oi, eu fui ao local algumas vezes e na verdade são duas cachoeiras uma fica em uma propriedade particular cuja enredada custa 5,00 por pessoa incluindo o estacionamento neste caso me refiro a cachoeira da porteira preta, com lanchonete vestiários e banheiros e a outra cachoeira é bem próxima desta deve ficar uns 400 mts a diante na mesma rodovia (Lado esquerdo sentido Paraibuna) esta é gratuita não se paga para entrar e se quiser pode-se fazer churrasco sem problemas e ainda existe em frente do outro lado da rodovia um sítio que serve como estacionamento que custa 10,00 para deixar o carro o dia todo.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!

    Vou com a minha sogra que não pode andar muito.
    Tem alguma cachoeira que seja próximo a uma estrada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi Ellen, na cachoeira da porteira preta assim que você estacionar vai andar uns 100 mts no máximo e estará dentro da cachoeira. Vale a pena. Bom passeio.

    ResponderExcluir
  22. Olá boa tarde sou de jacarei teria como me mandar a localização da cachu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://goo.gl/maps/dF6tKXcf8uE2

      Olá! segue o link do google maps

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...