terça-feira, 20 de março de 2018

Pico do Itapanhaú, provando do próprio feitiço contra o veneno

Pico do Itapanhaú, provando do próprio feitiço contra o veneno.
17/03/2018

O pico do itapanhaú está localizado em Biritiba Mirim, SP. No topo possui basicamente uma Torre de comunicações e não se tem um visual bacana apesar de estar um pouco mais de 1000 metros de altitude. Bom, na verdade fui parar lá por um mero acaso do destino ou poderia dizer que o feitiço se voltou contra o feiticeiro. Ou ainda que provei do meu próprio veneno ao me basear num relato que fiz anteriormente. Em 2016 eu tinha conhecido a Pedra do Sapo e fiz um humilde relato, mas num descuido ou falta de atenção, em uma das bifurcações no lugar que segui à direita, no texto pus que segui à esquerda e isso foi crucial para ferrar com o plano de visitar a Pedra do Sapo novamente, por sorte parei nesse outro pico. Normalmente, antes de fazer alguma caminhada, procuro pesquisar e ler de varias fontes, mas como eu já tinha o meu texto, resolvi segui-lo.

É então errei, já corrigi lá no relato e torço pra que se alguém estivesse lido e tentado seguir se baseasse em outras fontes juntas pra confrontar, mas admito que é raro esse tipo de desatenção.

Era sabadão de madrugada e eu já estava acordado, consegui chegar as 07h40 na estação Estudantes de trem cptm. No caso, teria que esperar o ônibus Manoel Ferreira 392A que viria as 08h10. Nisso, fui tomar uma vitamina nos trailers que ficam na parte externa do terminal e comprei uma bolacha. Na parte de dentro do terminal tinha um moço vendendo lanches e café, comprei um lanche pra levar pra trilha e tomei dois copos de café...

Sei que batia no relógio 09h10 quando iniciei a caminhada no bairro Manoel Ferreira. Do ponto de ônibus segui beirando o muro sendo que à direita um duto de ferro me acompanhava. Andei por vinte minutos nessa estrada de terra até fazer a primeira bifurcação, tomei à direita passando por debaixo duto. Logo em seguida o duto passou a se localizar à esquerda da caminhada e assim compartilhamos do mesmo cenário de plantações à esquerda e do outro lado já conseguia visualizar a pedra do sapo, acreditando eu que estaria ali em breve...

Menos de 10 minutos e a caminhada se torna um pouco mais arborizada pra logo surgir outra bifurcação com um portão de ferro preso num seguimento de muro branco em forma de trapézio escrito n*400, agora segui à esquerda. O tempo tava meio doido, da mesma forma que ameaçava garoar o sol aparecia. De fato eu via que só algumas nuvens estavam carregadas. No geral tava tudo suave.

Passada as 09h55 e avisto o Rancho da Dona Maria, ali faço uma pausa, bato uma prosa e compro água. Como eu tava confiante no meu destino, nem confirmei o caminho com ela e continuei.

Outra bifurcação aparece depois de 8 minutos do rancho e tomei à direita. Mais um trecho se passou pra chegar mais uma bifurcação (e essa foi a do erro) que me direcionei pra esquerda. Era 10h25 e eu já estava ressabiado por não lembrar daquele caminho e no caso eu já deveria enxergar a pedra de frente, mas nada. Portanto, confiei mais no relato do que na memória e assim vinha subida atras de subida. Chegou num momento que decidi ir até o final pra ver no que dava, pois se assemelhava muito com as características que eu havia lido do caminho pro pico da torre. Era uma antiga estrada em desuso que era apenas subir, só num momento logo após essa bifurcação do erro teve outra mais a frente que na verdade desemboca na mesma estrada. Então se a intensão for o Itapanhaú, pode subir não tem dificuldade de navegação a não ser a inclinação que tava forte. Fiz as devidas pausas e as 11h10 cheguei pra confirmar o pico. Dali só tinha vista pra um lado e mesmo assim bem pouco. Foi momento da minha pausa pro lanche e respirar mais.

Voltei de boa, ainda na duvida se encararia o sapo, mas decidi ficar suave apesar de ter bastante tempo ainda. Preferi tomar umas latinhas na Dona Maria pra depois seguir rumo de volta.
Por lá retorno em breve pra ir em outros picos!
Até logo.

Dicas gerais para prática de trilhas na natureza:

Minha ida a pedra do sapo
http://pedenatureza.blogspot.com.br/2016/04/pedra-do-sapo-no-bairro-manoel-ferreira.html


2 comentários:

  1. Os teu relatos são maravilhosos.
    Diretos e curtos, com todas as informações necessárias! Toda vez que vou a algum lugar gosto de ver os teus relatos...

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal,Vanessa. Valeu pelo apoio, a intenção é essa de poder somar um pouco, e com o tempo tô buscando aprimorar mais e mais. Obrigado! :)
      Abço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...